Questões de Concurso Público Prefeitura de Pinto Bandeira - RS 2019 para Contador

Foram encontradas 8 questões

Q2703073 Legislação Estadual

Com base na Lei Orgânica do Município, analisar os itens abaixo:


I. Criação, alteração e extinção de cargo, função ou emprego do Poder Executivo e autarquia do Município.

II. Aumento de vencimentos, remuneração ou de vantagens dos servidores públicos do Município.

III. Plano anual, diretrizes orçamentárias e orçamento plurianual.

IV. Criação de novas vantagens, de qualquer espécie, aos servidores públicos do Poder Executivo.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703074 Legislação Estadual

Em conformidade com a Lei Orgânica do Município, analisar a sentença abaixo:


Os autores de projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores, inclusive o Prefeito, poderão requerer a sua retirada antes de sua inclusão na Ordem do Dia (1ª parte). No início, impreterivelmente, da tramitação de projeto de lei de iniciativa do Prefeito, este poderá solicitar à Câmara de Vereadores que o aprecie no prazo de até 30 dias a contar do pedido (2ª parte). Concluída a votação, o projeto de lei será enviado ao Prefeito que, aquiescendo, o sancionará (3ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Q2703075 Legislação Estadual

Em conformidade com a Lei Municipal nº 118/2014 - Estatuto dos Servidores do Município, analisar a sentença abaixo:


Durante o processo de avaliação, o servidor deverá ter vista de cada boletim de estágio, podendo se manifestar sobre os itens avaliados pela(s) respectiva(s) chefia(s), devendo apor sua assinatura (1ª parte). Verificado, ao final do estágio, resultado insatisfatório por duas avaliações consecutivas, será processada a exoneração do servidor (2ª parte). Sempre que se concluir pela exoneração do estagiário, ser-Ihe-á assegurada vista do procedimento, pelo prazo de cinco dias úteis, para apresentar defesa e indicar as provas que pretenda produzir (3ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Q2703076 Legislação Estadual

Segundo a Lei Municipal nº 118/2014 - Estatuto dos Servidores do Município, em relação à reversão, analisar os itens abaixo:


I. Reversão é o retorno do servidor aposentado por tempo de serviço à atividade no serviço público municipal, verificado, por médico do município, que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.

II. Será tornada sem efeito a reversão e cassada a aposentadoria do servidor que não entrar no exercício do cargo para o qual haja sido revertido, salvo motivo de força maior, devidamente comprovado, no dia imediatamente posterior à data da publicação do ato.

III. Não poderá reverter o servidor aposentado que já tiver completado setenta anos de idade.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703077 Legislação Estadual

Acerca da Lei Municipal nº 118/2014 - Estatuto dos Servidores do Município, analisar os itens abaixo:


I. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

II. O aproveitamento do servidor em disponibilidade dar-se-á em cargo equivalente por sua natureza e retribuição àquele de que era titular, dependendo de prévia comprovação de boa saúde física e mental, em inspeção oficial.

III. Será tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor não entrar em exercício no dia imediatamente posterior a data da publicação do ato, salvo doença comprovada em inspeção de saúde oficial.

IV. Verificada a incapacidade definitiva e para qualquer função, por junta médica oficial, o servidor em disponibilidade será aposentado por invalidez.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703078 Legislação Estadual

Consonante com a Lei Municipal nº 118/2014 - Estatuto dos Servidores do Município, a vacância do cargo decorrerá de, entre outros:


I. Exoneração.

II. Recondução.

III. Falecimento.

IV. Adaptação.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703079 Legislação Estadual

Em conformidade com a Lei Municipal nº 118/2014 - Estatuto dos Servidores do Município, após cada período de doze meses de vigência da relação entre o Município e o servidor, terá este direito a férias, na seguinte proporção:


I. Trinta dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de três vezes.

II. Vinte e quatro dias corridos, quando houver tido de seis a quatorze faltas.

III. Dezoito dias corridos, quando houver tido de quinze a vinte e três faltas.

IV. Doze dias corridos, quando houver tido de vinte e quatro a trinta e duas faltas.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703088 Legislação Estadual

De acordo com a Lei nº 71/2013 - Código Tributário Municipal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) O imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) incide sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse a qualquer título de imóvel edificado ou não, situado na zona urbana do Município.

( ) O fato gerador do IPTU repete-se anualmente, considerando-se ocorrido no dia 1º de janeiro de cada ano civil.

( ) A incidência do IPTU depende do cumprimento de outras exigências legais, regulamentares ou administrativas, relativas ao imóvel, sem prejuízo das penalidades.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: D
6: C
7: C
8: C