Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2020 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 3 questões

Q1767427 Psiquiatria
Paciente masculino, 21 anos, chega à consulta psiquiátrica acompanhado de sua mãe. Ela relata que o filho não tem amigos íntimos, mostra-se indiferente a elogios e não demonstra alegria em realizar atividades prazerosas, como ir a festas ou viajar nas férias. O paciente refere que prefere atividades solitárias e que nunca teve um relacionamento amoroso, demonstrando um desinteresse em ter experiências sexuais. Diante desse quadro clínico, a principal hipótese diagnóstica para esse paciente é o transtorno de personalidade:
Alternativas
Q1767431 Psiquiatria
Assim como a posição esquizoparanoide caracteriza-se pela dissociação do todo em partes, a posição depressiva, bem pelo contrário, consiste na unificação e na integração das partes do sujeito que estão esplitadas e dispersas. A obtenção dessa posição depressiva, por parte da criança, é fundamental para o seu crescimento psíquico e, isso, implica uma série de condições. Em relação ao exposto, analisar os itens abaixo:
I. A relação do lactente com a mãe provedora do alimento físico (leite) e emocional (calor, amor, paz) é fundamental, porquanto a introjeção dela (representada por um “seio bom”, fonte de gratificação) determinará, ou não, a formação de núcleos básicos de confiança. II. O progressivo processo da capacidade simbólica é que vai possibilitar a formação da linguagem verbal, dos jogos e brinquedos, assim como a formação dos sonhos, em uma escalada crescente, até́ atingir a capacidade do pensamento abstrato. III. Os mecanismos esquizoparanoides atingem a posição depressiva, o que pode ser medido pelos seguintes requisitos: ele deve ser capaz de reconhecer o seu quinhão de responsabilidades e de eventuais culpas, conceder uma autonomia aos seus objetos necessitados e suportar uma separação parcial deles.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1767443 Psiquiatria

Sobre a esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, analisar os itens abaixo:


I. O transtorno psicótico breve dura mais de um mês e remite em um ano.

II. No transtorno esquizofreniforme, um episódio de humor e sintomas da fase ativa da esquizofrenia ocorrem concomitantemente, tendo sido antecedidos ou seguidos de, pelo menos, duas semanas de delírios ou alucinações, sem sintomas proeminentes de humor.

III. O transtorno esquizoafetivo caracteriza-se por uma apresentação sintomática equivalente à da esquizofrenia, exceto pela duração (menos de seis meses) e pela ausência de exigência de declínio funcional.

IV. A esquizofrenia dura, pelo menos, seis meses, incluindo ao menos um mês de sintomas da fase ativa.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B