Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2020 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 6 questões

Q1767433 Psiquiatria
Considerando-se o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), sobre as características essenciais que definem os transtornos psicóticos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Delírios. (2) Alucinação. (3) Desorganização do Pensamento.
( ) São experiências semelhantes à percepção que ocorre sem um estímulo externo. São vívidas e claras, com toda a força e o impacto das percepções normais, não estando sob controle voluntário. ( ) O discurso do indivíduo pode mudar de um tópico a outro (descarrilamento ou afrouxamento das associações). As respostas a perguntas podem ter uma relação oblíqua ou não ter relação alguma (tangencialidade). ( ) São crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas.
Alternativas
Q1767434 Psiquiatria
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), sobre os transtornos depressivos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Uma forma mais crônica de depressão, o transtorno depressivo persistente (Distimia) pode ser diagnosticado quando há perturbação do humor contínuo por, pelo menos, dois anos em adultos e um ano em crianças. ( ) O luto pode induzir grande sofrimento, por isso sempre costuma provocar um episódio de transtorno depressivo maior. Quando ocorrem em conjunto, os sintomas depressivos e o prejuízo funcional tendem a ser menos graves e o prognóstico é melhor se comparado com o luto, que não é acompanhado de transtorno depressivo maior. ( ) Um grande número de substâncias de abuso, alguns medicamentos e diversas condições médicas podem estar associados a fenômenos semelhantes à depressão. Esse fato é reconhecido nos diagnósticos de transtorno depressivo induzido por substância/medicamento e de transtorno depressivo devido à outra condição médica.
Alternativas
Q1767435 Psiquiatria
Assinalar a alternativa que apresenta um exemplo de Transtorno de Personalidade pertencente ao Cluster A:
Alternativas
Q1767440 Psiquiatria
Diante do largo espectro clínico dos estados depressivos, torna-se indispensável que se reconheça a distinção que há entre melancolia, luto e tristeza. Em relação ao estado psíquico próprio e diferenciado de cada um desses estados depressivos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Tristeza. (2) Luto. (3) Melancolia.
( ) Corresponde a um período necessário para a elaboração da perda de um objeto amado que foi introjetado no ego, sem maiores conflitos. ( ) Diz respeito à introjeção do objeto perdido (por morte, abandono etc.) que se processou de forma muito ambivalente e conflitada. Essa “sombra” pode estar absorvida no próprio núcleo do ego e aí permanecer por toda a vida, assim constituindo-se em um luto patológico crônico. ( ) Indica um estado de humor afetivo que pode estar presente ou não nos estados depressivos.
Alternativas
Q1767445 Psiquiatria
A dificuldade de os pacientes somatizadores conseguirem “ler” as suas emoções e, por isso, elas expressarem-se pelo corpo é chamada de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: D