Questões de Concurso Público Prefeitura de Piratininga - SP 2023 para Instrutor Esportivo
Foram encontradas 8 questões
I. Desporto educacional, seja nos estabelecimentos escolares de 1º e 2º graus ou superiores. II. Menores até a idade de 16 anos completos. III. Desporto militar.
Estão CORRETOS:
(1) Ligamentos glenoumerais. (2) Ligamento coracoumeral. (3) Ligamento umeral transverso.
( ) Reforça(m) a articulação superiormente. ( ) Reforça(m) a cápsula anteriormente. ( ) Une(m) o intervalo entre os tubérculos maior e menor e mantém(êm) a posição do tendão do músculo bíceps braquial.
( ) Colabora ao construir a historicidade, ampliando o vocabulário e fazendo a criança pensar em termos de passado, presente e futuro.
( ) Deve estimular a capacidade de associação, fazendo-a ligar figuras a sons, imagens a textos, músicas a palavras.
( ) Deve evitar propor questões interrogativas que a façam falar sobre coisas reais e imaginárias, pois pode associarse ao que convencionalmente se considera “aprender”, o que não é desejável no ato de brincar.
( ) Visa o desenvolvimento da boa forma esportiva, voltada às capacidades de condicionamento geral.
( ) É o período do treinamento e do planejamento, em que a participação em competições ocorre.
( ) Há perda inevitável do estado de desempenho e condicionamento, bem como redução da intensidade e do volume de treinamento.
( ) É o período em que ocorre a “recuperação ativa”.
(_) Nos dias atuais, o termo cultura não está interligado aos pressupostos disciplinares e científicos da educação física, fazendo com que, dessa forma, o conceito de cultura corporal de movimento não esteja interrelacionado com os conteúdos a serem abordados na disciplina como componente curricular da educação básica.
(_) Desde a década de 1920, o debate acadêmico se faz presente na educação física, sendo que, desde aquela época, a questão sociocultural já se fazia presente na área, o que reafirma o fato de o aspecto biológico nunca ter sido o elemento hegemônico da área.
(_) O que irá definir se uma ação corporal é digna de trato pedagógico pela educação física é a própria consideração e análise dessa expressão na dinâmica cultural específica do contexto em que se realiza.
O exercício profissional em Educação Física pautar-se-á em princípios como a responsabilidade social e a sustentabilidade do meio ambiente (1ª parte). São responsabilidades e deveres do Profissional de Educação Física recusar a adoção de medida ou o exercício de atividade profissional contrários aos ditames de sua consciência ética, ainda que permitidos por lei (2ª parte).
A sentença está:
I. O tamanho e o peso da bola podem ser adaptados à idade dos jogadores.
II. O ataque e o bloqueio são fundamentos que devem ser evitados no início e serem implementados no jogo aos poucos, de acordo com a evolução dos alunos.
III. A única regra que não deve ser alterada no minivoleibol, em comparação com o voleibol oficial, são as dimensões da quadra de jogo.
IV. A proposta do minivoleibol se dá exclusivamente para as meninas.
Está(ão) CORRETO(S):
( ) O aluno precisa ser considerado num todo, e o professor precisa desenvolver diferentes situações para interrelacionar os aspectos cognitivos afetivos e corporais, pois as situações lúdicas são contextos favoráveis de aprendizagem.
( ) A ludicidade auxilia no desenvolvimento do educando, mas não é o brincar por brincar ou o jogar por jogar. O professor precisa acompanhar cada atividade, observar, realizar anotações, se necessário, intervir e até mesmo participar de algumas atividades a fim de interagir com o educando e, assim, contribuir na sua formação como sujeito.
( ) A influência do esporte competitivo na educação física submete a disciplina a padrões de rendimento que tornam o esporte o principal conteúdo a ser desenvolvido nas aulas, sobretudo pela influência midiática, que faz com que a criança se reconheça nele e, dessa forma, tenha uma aprendizagem significativa; situação essa que não pode ser visualizada na abordagem da educação física sobre a ótica da ludicidade, em que o aluno sofre influências tecnicistas exacerbadas que acabam pormenorizando as relações de ensino-aprendizagem.