Questões de Concurso Público Prefeitura de Arapiraca - AL 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 5 questões

Q1390915 Português

ATENÇÃO: Leia o texto abaixo para responder a questão.

QUEM TEM MEDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? 

Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/quem-tem-medo-da-inteligencia-artificial/ Acessado em: 29/03/2019

Leia as asserções a seguir sobre a compreensão geral do texto e, em seguida, assinale a opção que apresenta apenas os itens CORRETOS: I. Os conteúdos veiculados em séries, filmes e livros, sobre a evolução das inteligências artificiais, podem ter contribuído para o medo humano de convívio com as novas tecnologias; II. Semelhante ao que ocorreu no período da Revolução Industrial, há razão para que se tenha medo na contemporaneidade, quanto ao desenvolvimento das inteligências artificiais, uma vez que a capacidade humana é inferior e não consegue acompanhar esses avanços tecnológicos; III. De acordo com os estudos realizados pela BBC, as atividades de Empregada Doméstica e Recepcionista podem estar com seus dias contados, já que há grande possibilidade de serem substituídas por aparelhos robotizados.
Alternativas
Q1390917 Português

ATENÇÃO: Leia o texto abaixo para responder a questão.

QUEM TEM MEDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? 

Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/quem-tem-medo-da-inteligencia-artificial/ Acessado em: 29/03/2019

O conceito de singularidade, na esfera tecnológica, está associado à incapacidade humana de compreender o funcionamento de um determinado fenômeno natural. De acordo com o texto, um contexto de pós-singularidade pode ser compatível com o conteúdo dos seguintes itens:
I. Em conformidade com as ideias negativas veiculadas pela ficção cinematográfica, o contexto de pós-singularidade será consequentemente negativo, dada a relação conflituosa e perigosa entre humanos e robôs. II. O contexto de pós-singularidade será benéfico, em decorrência das novas funções emergentes, a serem desempenhadas sem grandes dificuldades, considerando a inata capacidade humana de adaptação. III. Dado o percurso evolutivo da cognição humana ao longo do tempo, o contexto de pós-singularidade será salutar, uma vez que são necessárias tecnologias capazes de materializar as projeções intelectuais humanas.
Com base nos referidos itens, marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q1390923 Português

ATENÇÃO: Leia o texto abaixo para responder a questão.



Martha Medeiros

Disponível em: http://saiavip.com.br/a-mulher-e-a-patroa/

Acessado em 29/03/2018

O texto de Martha Medeiros trata do papel social de pessoas do gênero feminino e está construído, com base semântica, em ideias que se opõem e, com base linguística, em estruturas paralelas. Dentre os pares de frases abaixo, indique aquele em que NÃO há contraste patente no que tange ao perfil feminino:
Alternativas
Q1390924 Português

ATENÇÃO: Leia o texto abaixo para responder a questão.



Martha Medeiros

Disponível em: http://saiavip.com.br/a-mulher-e-a-patroa/

Acessado em 29/03/2018

Em Língua Portuguesa, a variação linguística é inegável, principalmente ao se levar em consideração as diversas situações de comunicação, o que perpassa a escolha adequada do gênero de texto, do registro linguístico, do vocabulário específico para cada referente, além da adequação ao interlocutor. Visto que no texto as formas “patroa” e “mulher” não possuem o mesmo conteúdo semântico, assinale a opção que demonstra CORRETA interpretação acerca da variação “pra” e “para” nas construções “Vou ligar pra patroa” e “Vou ligar para minha mulher”.
Alternativas
Q1390927 Português

Leia a tirinha abaixo para responder a questão.


Disponível em: http://literariaflordelacio.blogspot.com. Acessado em 29/03/2019

Com base na tirinha do Chico Bento, marque V (Verdadeiro) e F (Falso) nas assertivas a seguir: I. A personagem Chico Bento compreende parcialmente o conteúdo do enunciado, ao responder “O meu pai só tem um boi”, e essa parcial interpretação gera um mal-estar entre as personagens. ( ) II. A expressão “cabeça de gado” apresenta um problema de redundância, assim como acontece na expressão “surpresa inesperada”. ( ) III. Há ironia na expressão “cabeça de gado”, assim como há na expressão “cabeça de vento”. ( ) IV. O diminutivo “inteirinho” na fala do Chico Bento adquire valor argumentativo por expressar medida e dimensão. ( ) V. Considerando os elementos não-verbais, no que tange aos estereótipos de personagens da roça, em oposição aos da cidade, os pés de Chico Bento, descalços, contrastam com os pés calçados da outra personagem. ( )
De acordo com as marcações feitas, indique a opção cuja sequência corresponda CORRETAMENTE as informações relacionadas ao texto.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: C
5: A