Questões de Concurso Público Prefeitura de Bauru - SP 2021 para Farmacêutico, Edital nº 11

Foram encontradas 5 questões

Q1866426 Farmácia
Os fármacos antipsicóticos mesmo quando utilizados em doses terapêuticas podem promover o aparecimento de reações adversas como síndrome extrapiramidal e ação hipotensora. Entretanto, normalmente estes efeitos são mais evidentes nos fármacos antipsicóticos típicos do que nos fármacos atípicos. A partir destas informações, assinale a alternativa que apresenta um fármaco antipsicótico típico e um atípico, RESPECTIVAMENTE:
Alternativas
Q1866430 Farmácia
Fármacos anticonvulsivantes, como a carbamazepina e fenitoína, podem apresentar a diminuição do seu metabolismo na presença de um inibidor enzimático, promovendo assim um aumento da concentração plasmática e possibilitando a ocorrência do aparecimento de efeitos tóxicos. Assinale a alternativa que apresenta um fármaco inibidor enzimático que pode promover esse efeito.
Alternativas
Q1866435 Farmácia
Na maioria dos procedimentos cirúrgicos em que há necessidade do uso de medicamentos bloqueadores neuromusculares, o processo de respiração espontânea do paciente costuma ser inibido, e desta forma, o suporte ventilatório deve ser instituído. Após o término do procedimento cirúrgico, a reversão do bloqueio neuromuscular residual induzido por pancurônio pode ser obtido por meio do uso de um agente anticolinesterásico. Assinale a alternativa que representa este fármaco.
Alternativas
Q1866436 Farmácia
Os Transtornos de Ansiedade representam um importante problema de saúde pública de ordem mundial. Diferentes tipos de fármacos podem ser utilizados para o tratamento desta patologia, apresentando variações quanto às características farmacocinéticas e farmacodinâmicas. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um fármaco ansiolítico que atua nos canais de iônicos de cloreto e um fármaco que é considerado um agonista parcial de serotonina, RESPECTIVAMENTE.
Alternativas
Q1866443 Farmácia
A doença de Parkinson (DP) se caracteriza como uma doença crônica e neurodegenerativa, com incidência na população acima de 65 anos de 1 a 2% em todo o mundo e prevalência no Brasil de 3%. Seu diagnóstico é estabelecido a partir dos sintomas clínicos, principalmente a rigidez muscular, tremor de repouso, bradicinesia e alteração postural. A respeito da farmacoterapia, assinale a alternativa que apresenta um pró-fármaco utilizado no tratamento da DP e que aumenta a disponibilidade de dopamina no SNC.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: C