Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2018 para Professor Substituto - História

Foram encontradas 10 questões

Q1008266 História
A palavra história vem do grego antigo iotopia que significa “pesquisa”, “conhecimento advindo da investigação”. Com Heródoto, apresentado por Cícero como “pai da História”, o termo Iotopia (Historiai) emerge como expressão de nova atividade humana (UAB, História para o ensino fundamental, 2018). De acordo com o trecho, analise as afirmações seguintes, com relação ao conceito de história.
I- No início do século XX, o conceito de história foi pautado na corrente metodológica positivista. II- É a ciência que estuda somente os fatos políticos de uma sociedade. III- A nova história utiliza, como método, ação e reação para analisar os fatos históricos. IV- Na história social, história é a ciência que estuda a ação do homem no tempo. V- No final do século XX, a nova história chegou ao Brasil, modificando as aulas de história. VI -História é a ciência que estuda o passado para compreender o presente e modificar o futuro.
Estão corretas:
Alternativas
Q1008267 História
Em relação à história humana e à história da natureza, podemos considerar que:
Alternativas
Q1008268 História

Quanto ao uso da memória nos estudos históricos, analise as afirmações seguintes.


I - A memória é a lembrança pessoal de um tempo no qual se comemoram eventos.

II - A memória coletiva é o maior interesse na história porque traz uma leitura sobre o tempo vivido.

III - A técnica da história oral faz parte dos estudos da história do tempo presente.

IV - A oralidade foi incorporada pela história na corrente positivista.

V – A oralidade é um recurso pedagógico das aulas de história somente do ensino médio.

VI – História e memória são pensadas principalmente em relação ao patrimônio histórico-cultural.

Estão corretas:

Alternativas
Q1008272 História
Na sociedade atual, as questões de identidade estão mais presentes diante da presença de imigrantes, dos movimentos negro e indígena que têm desarticulado conceitos tradicionais de cultura e identidade. Nesse sentido, o ensino de história tem a tendência a refletir sobre cidadania e a relação do indivíduo, em grupos, afetividades e sociedade. Estamos nos referindo a que corrente metodológica?
Alternativas
Q1008274 História
Com intuito de catequizar e mudar a vida dos povos indígenas, os jesuítas chegaram em 1607. Fundaram várias aldeias e missões, tais como Caucaia, Paupina e Pavuna. No entanto, só foi em 1620 que, de fato, se concretizou a conquista esperada por Portugal. O nome do colonizador era:
Alternativas
Q1008275 História
“No Ceará não se embarca mais escravos”. Essa frase ficou muito conhecida na cidade de Fortaleza, num episódio do movimento contra o tráfico interno de escravos no Ceará. Essa ousada frase foi dita para os jangadeiros que estavam no porto do Mucuripe, com escravos para embarcar, e foi aceita pelos presentes. O autor da frase é o conhecido:
Alternativas
Q1008276 História
A Escola dos Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o uso de novas fontes que, até então, eram ignoradas pelo método positivista, rompendo com os paradigmas fixos das Ciências Sociais (história, geografia, economia, sociologia etc.) e privilegiando: 
Alternativas
Q1008277 História
A partir de 1930, início da era Vargas, há a necessidade de se pensar numa identidade nacional que nos representasse em todos os lugares. Assim, com a criação do Ministério da Educação e a Reforma Francisco Campos, nos programas e livros didáticos, a História ensinada declarou a ausência de preconceitos raciais e étnicos. Nessa perspectiva, o povo brasileiro era formado por brancos descendentes de portugueses, índios e negros, portanto mestiço, compondo conjuntos harmônicos de convivência dentro de uma sociedade multirracial e sem conflitos, cada qual colaborando com seu trabalho para a grandeza e riqueza do País. Essa tese ficou conhecida como:
Alternativas
Q1008278 História
O ensino de história passou por várias fases ao longo do século XX, pois um governo pode modificar o ensino das disciplinas de acordo com o plano de educação vigente. Assim, teve-se a consolidação da disciplina de Estudos Sociais, ou seja, a fusão de história e geografia. Em que momento isso ocorreu?
Alternativas
Q1008285 História
Durante o Regime Militar, a política local era diretamente ligada a fazendeiros e donos de terra que usavam do poder aquisitivo para entrar na política e depois se manter com a troca de favores com a comunidade. Tal prática ficou conhecida como coronelismo. Tasso Jereissati, jovem empresário na disputa pelo governo do estado, “denuncia”, em seus discursos, que os coronéis têm uma política tradicional atrasada. Nesse sentido, ele se refere a três coronéis:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: C
6: A
7: A
8: D
9: D
10: D