Questões de Concurso Público CFP 2018 para Especialista em Psicologia - Organizacional e do Trabalho
Foram encontradas 27 questões
A partir da reflexão de Tamayo (2005) acerca da influência dos valores sobre o comportamento nas organizações, julgue os itens a seguir.
I Os valores funcionam como guias que têm influência central sobre as percepções e os julgamentos específicos, tais como a percepção da retaliação no trabalho. Os valores induzem valências sobre objetos e situações. Dessa forma, conduzem a percepção a respeito da importância positiva ou negativa de um evento em uma situação específica. O pressuposto de que os valores induzem à atribuição valorativa de importância dada a um evento específico não exclui o reconhecimento de que as avaliações subjetivas também possam ser influenciadas por outros fatores.
II Os valores sofrem influência de concepções ideológicas, mas são, também, fortemente influenciados pela cultura na qual as pessoas estejam inseridas. São crenças individuais sobre estados finais de existência e sobre comportamentos desejáveis e têm como característica o fato de serem importantes no nível individual e societal. Assim, a maneira das pessoas reagirem diante de resultados e eventos da vida cotidiana é frequentemente influenciada por seus valores. No contexto organizacional, os valores são capazes de descrever o que é importante para os empregados individualmente e para a organização como um todo.
III Os valores influenciam diferentes tipos de comportamentos no trabalho e sinalizam situações de mudança organizacional. Os valores relacionam‐se diretamente aos mais diversos aspectos do comportamento humano, podendo influenciar, de forma mais elaborada, tanto os comportamentos pró‐sociais quanto a percepção das ações negativas vivenciadas no sistema organizacional. Dessa forma, indivíduos que compartilhem os mesmos valores tendem a apresentar aspectos similares das funções cognitivas, pois classificam e interpretam situações e eventos com base em uma mesma estrutura de valores, além de possuírem um sistema comum de comunicação.
Assinale a alternativa correta.
Para Zanelli (2004), o trabalho e as organizações de trabalho estão presentes na vida de todos. O cotidiano de cada um é enormemente afetado pelo funcionamento das organizações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I A psicologia, tradicionalmente, ocupou‐se em compreender e intervir sobre fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações. De forma crescentemente explícita, ela se dá conta de que não se pode reproduzir, no campo científico e profissional, a junção entre a esfera do trabalho e as demais esferas da vida pessoal do sujeito. A compreensão do ser humano, portanto, depende da nítida separação das atividades de seu trabalho no interior das organizações (quando lidam com ocupações e profissões) e do que ocorre no vasto campo de ações do ser humano fora das organizações.
II Considerando se o conjunto de transformações que estão marcando o mundo do trabalho, a ideia de organização, sob o olhar da psicologia, não está, por decorrência, restrita à produção de bens no vasto mercado da competitividade globalizada e abrange também a prestação de serviços em sentido amplo, que vai, por exemplo, de hospitais a sindicatos.
III Uma das tarefas centrais da psicologia organizacional e do trabalho constitui‐se em analisar e compreender a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo crescentemente complexo e em transformação, construindo, a partir daí, estratégias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem‐estar das pessoas.
Assinale a alternativa correta.
Com base nos pressupostos de Robbins (1998) sobre a entrevista psicológica, julgue os próximos itens.
I Entre todos os mecanismos de seleção que as organizações usualmente utilizam para diferenciar candidatos ao trabalho, a entrevista psicológica costuma ser o recurso menos frequentemente usado e, geralmente, seus resultados tendem a possuir menor peso de influência na decisão de seleção.
II A entrevista de curta duração, causal e composta de perguntas aleatórias provou‐se um mecanismo de seleção ineficaz. Os dados coletados nessas breves entrevistas são geralmente tendenciosos e frequentemente não relacionados ao futuro desempenho no cargo.
III É mister salientar a importância do papel do entrevistador nesse método de seleção. Os entrevistadores, se não possuírem formação adequada e não usarem um conjunto padronizado de procedimentos, tenderão a favorecer candidatos que partilhem de suas atitudes, dando peso excessivo à informação negativa e permitindo que a ordem na qual os candidatos sejam entrevistados influencie as avaliações.
Assinale a alternativa correta.
Acerca dos pressupostos relativos à análise do trabalho de acordo com Spector (2010), julgue os itens que se seguem.
I Análise do trabalho é um método utilizado para descrever tanto os diferentes tipos de trabalho quanto as características humanas necessárias para o desenvolvimento das atividades. Não há apenas uma única maneira de realizá‐la. Muitos métodos fornecem diferentes tipos de informações sobre as atividades e os requisitos para desenvolvê‐las.
II Na análise do trabalho, a tarefa é o componente principal de um trabalho. Para que cada tarefa seja concluída com êxito, uma ou mais funções associadas precisam ser realizadas. Uma função é uma parte completa do trabalho, que envolve algum objetivo particular. Cada função pode ser subdividida em atividades. Cada atividade pode ser subdividida em várias ações.
III Uma análise do trabalho pode conter um grande número de informações muito específicas sobre a realização de um determinado trabalho. Uma análise do trabalho que chega ao nível das ações gera um relatório longo e detalhado.
Assinale a alternativa correta.
Considerando os pressupostos relativos ao conceito de equipes de trabalho em organizações conforme Bastos (2010), julgue os itens subsequentes.
I Equipes de trabalho constituem sistemas dinâmicos de atos protagonizados por conjuntos de pessoas com habilidades complementares cujas ações laborais são norteadas por metas de trabalho comuns. Assim, essas pessoas são mutuamente responsáveis pelo alcance de seus objetivos. Nesse sentido, uma equipe é caracterizada pela complementaridade das habilidades de seus membros, pelas experiências de trabalho coletivas, pela responsabilidade compartilhada tanto na execução das tarefas quanto no alcance das metas.
II As equipes de trabalho são concebidas com a finalidade de promover a efetividade da organização. A efetividade da organização, por sua vez, é compreendida como um padrão externo de referência que indica quão bem a organização atende às demandas dos grupos que dela participam. Dessa forma, espera‐se que as equipes sejam efetivas no seu desempenho a fim de contribuírem para a consecução das metas da organização.
III Em decorrência de sua enorme divulgação no mundo organizacional, células de trabalho das mais diversas naturezas recebem imprecisamente a denominação de “equipe”, sem necessariamente apresentarem características que permitam sua adequada identificação. Contudo, é mister para o psicólogo organizacional detalhar peculiaridades que caracterizem esse campo do conhecimento, com o objetivo de favorecer a compreensão do funcionamento das células de trabalho denominadas de equipes e, assim, auxiliá‐las.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Limongi‐França (2008), a análise da pessoa na organização deve ocorrer não só a partir dos processos técnicos de trabalho, mas das condições de vida laboral, das práticas e dos valores de cada organização, dos significados vividos no trabalho e da legitimação de ações de desempenho e produtividade. A respeito dessa temática, julgue os itens seguintes.
I Todos se manifestam de maneira psicossomática, tanto no trabalho como em suas vidas. Têm potencialidades e reações biológicas, psicológicas e sociais que respondem simultaneamente às condições de trabalho e da vida em geral. Essas respostas apresentam variadas combinações e intensidades nesses três níveis (ou camadas) e as manifestações podem ser mais visíveis e específicas em um ou outro aspecto, embora todas sejam sempre interdependentes. Tal conceito biopsicossocial propõe uma visão integrada do ser humano.
II Os estudos sobre psicossomática no trabalho partem da premissa de que os processos corporais (decorrentes da atividade de trabalho) influenciam muito mais a dinâmica psíquica que o contrário. Assim, as somatizações caracterizam‐se por se constituírem em disfunções psíquicas (conteúdos emocionais, estresse) como respostas originadas a partir das sensações corporais, tais como dores generalizadas, disfunções orgânicas e lesões de órgão. A somatização considera uma total integração entre esses processos mentais e físicos no ambiente de trabalho.
III As respostas psicossomáticas são manifestações humanas decorrentes de impactos na dinâmica biopsicossocial. No contexto do trabalho em organizações, essas respostas psicossomáticas podem mobilizar processos simultâneos e interdependentes em busca de adaptação e equilíbrio interno e externo.
Assinale a alternativa correta.
No que se refere às concepções de Bittencourt (2004) sobre aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir.
I A aprendizagem organizacional traz uma proposta em termos de mudança: a ênfase no processo em detrimento do produto, ou seja, não é concebível a ideia de programas ou modelos preconcebidos desprovidos de uma contextualização ou não respeitando a individualidade e a realidade de cada organização (especificidade). Nesse sentido, o que faz a diferença em um processo de mudança é a forma com que essa mudança é concebida e implementada, ficando em segundo plano o programa adotado.
II Tendo como foco a aprendizagem, as organizações desenvolvem uma postura mais flexível, em que o erro é visto como uma experiência positiva e uma oportunidade na construção do conhecimento, portanto torna‐se fundamental que as organizações aprendam a aprender, ou seja, a partir de uma mudança de mentalidade, atitude e percepção, aprendam a construir novos caminhos com base na aquisição, disseminação e interpretação de informações.
III O conceito de organização de aprendizagem refere‐se a organizações capacitadas em criar, adquirir e transferir conhecimentos e modificar seus comportamentos para refletir esses novos conhecimentos e insights. O conceito abordado centraliza‐se na visão interna da organização (ambiente interno). Para essa análise, prevalecem as práticas organizacionais que são construídas conforme a cultura e o clima organizacional. Assim, fatores como espírito empreendedor, orientação para mercado, estrutura orgânica, liderança, estratégia descentralizada, entre outros, são de importância fundamental nessa configuração.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Dubrin (2003), a comunicação é um fenômeno social que afeta indiscutivelmente o alcance de resultados organizacionais. Ao estudar tal fenômeno, percebe‐se que as mensagens veiculadas na organização passam por vários canais ou caminhos diferentes e estes podem ser categorizados pela direção que seguem. A partir dessa classificação, julgue os itens a seguir.
I Os canais formais de comunicação são os caminhos oficiais para o envio de informações dentro e fora da organização, sendo claramente especificados, em uma organização burocrática, em seus diversos níveis.
II Os canais de comunicação são mais fáceis de seguir na moderna organização em rede, uma estrutura esférica que pode rotar equipes de trabalho autogerenciadas e outros recursos ao redor de uma base comum de conhecimento.
III O propósito principal da organização em rede é criar alianças temporárias com outras empresas para capitalizar a combinação de talentos.
Assinale a alternativa correta.
Acerca do feedback no sistema de avaliação de desempenho de pessoas nas organizações de trabalho, julgue os itens subsequentes.
I Para que os funcionários melhorem e mantenham seu desempenho e suas habilidades, eles precisam que seus supervisores lhes deem feedback de seu desempenho no trabalho.
II Os feedbacks podem ser úteis para explicar aos funcionários como aprimorar suas habilidades a fim, por exemplo, de conquistar cargos mais elevados.
III Até mesmo os funcionários que tiverem bom desempenho podem aproveitar os feedbacks recebidos para melhorá‐lo, embora não necessitem de recebê‐los.
IV Os funcionários precisam saber quando estão apresentando bom desempenho, para que possam mantê‐lo, e quando não mostram desempenho satisfatório, para que modifiquem seu procedimento.
Assinale a alternativa correta.
Considerando as ideias de Robbins (2005) sobre personalidade, julgue os itens a seguir.
I A personalidade reúne alguns agregados que são maiores que a soma das partes da pessoa.
II A personalidade pode ser compreendida como a soma total de maneiras como um indivíduo reage e interage com os outros, sendo descrita, mais frequentemente, em termos de traços mensurados que uma pessoa exiba.
III O ambiente ao qual somos expostos pode interferir, mas não representar um papel substancial na moldagem da personalidade, ao contrário da hereditariedade.
IV As recentes pesquisas sobre a combinação entre os fenômenos da personalidade em relação ao trabalho argumentam que a satisfação é mais alta e a rotatividade é mais baixa quando a personalidade e a ocupação estão em concordância.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Robbins (2005), empregados competentes não permanecem, necessariamente, competentes para sempre. As habilidades podem se deteriorar ou tornar‐se obsoletas, por isso as organizações investem em desenvolvimento de pessoas e em novas metodologias de treinamento. Considerando a perspectiva do autor sobre o método de treinamento no emprego, julgue os itens seguintes.
I A maioria dos treinamentos dá‐se no emprego.
II Essa preferência pode ser atribuída à simplicidade e, geralmente, ao custo mais baixo dos métodos de treinamento no emprego.
Assinale a alternativa correta.
Conforme Borges‐Andrade et al (2006), historicamente, as organizações vêm desenvolvendo estratégias com o objetivo de transformar o conhecimento adquirido pelos indivíduos em conhecimento organizacional. Entre essas estratégias, despontam a socialização e a codificação. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
I O processo de socialização pode ser definido como o meio por meio do qual a organização busca moldar, em níveis diversos, o indivíduo às suas necessidades.
II Os processos de socialização são postos em marcha pelas organizações no sentido de difundir o conhecimento (tácito ou explícito) entre seus membros, de modo a convertê‐lo em conhecimento organizacional.
III A codificação do conhecimento refere‐se ao conjunto dos diferentes processos para formatar o conhecimento tácito, como, por exemplo, em manuais, formatos organizados, software, padrões, projetos e procedimentos.
IV A aprendizagem de indivíduos nas organizações e sua transformação em aprendizagem organizacional dependem da variedade, do grau de interação e da intensidade de uso das fontes internas e externas de conhecimento, assim como da variedade e da intensidade de uso e de interação entre os diferentes mecanismos de socialização e de codificação do que foi aprendido pelos indivíduos nas organizações.
A quantidade de itens certos é igual a