Segundo Limongi‐França (2008), a análise da pessoa na...
Segundo Limongi‐França (2008), a análise da pessoa na organização deve ocorrer não só a partir dos processos técnicos de trabalho, mas das condições de vida laboral, das práticas e dos valores de cada organização, dos significados vividos no trabalho e da legitimação de ações de desempenho e produtividade. A respeito dessa temática, julgue os itens seguintes.
I Todos se manifestam de maneira psicossomática, tanto no trabalho como em suas vidas. Têm potencialidades e reações biológicas, psicológicas e sociais que respondem simultaneamente às condições de trabalho e da vida em geral. Essas respostas apresentam variadas combinações e intensidades nesses três níveis (ou camadas) e as manifestações podem ser mais visíveis e específicas em um ou outro aspecto, embora todas sejam sempre interdependentes. Tal conceito biopsicossocial propõe uma visão integrada do ser humano.
II Os estudos sobre psicossomática no trabalho partem da premissa de que os processos corporais (decorrentes da atividade de trabalho) influenciam muito mais a dinâmica psíquica que o contrário. Assim, as somatizações caracterizam‐se por se constituírem em disfunções psíquicas (conteúdos emocionais, estresse) como respostas originadas a partir das sensações corporais, tais como dores generalizadas, disfunções orgânicas e lesões de órgão. A somatização considera uma total integração entre esses processos mentais e físicos no ambiente de trabalho.
III As respostas psicossomáticas são manifestações humanas decorrentes de impactos na dinâmica biopsicossocial. No contexto do trabalho em organizações, essas respostas psicossomáticas podem mobilizar processos simultâneos e interdependentes em busca de adaptação e equilíbrio interno e externo.
Assinale a alternativa correta.