Questões de Concurso Público SEGPLAN-GO 2016 para Demais Cargos Superiores ( Administração, Direito, Economia, contabilidade e Relações Internacionais)

Foram encontradas 30 questões

Q738228 Português

Marque a alternativa CORRETA quanto às marcas linguísticas que permitem identificar o gênero textual, fazendo a correspondência entre as proposições.


1. Filme “O exterminador do futuro”

2. Aos sete dias do mês de setembro, na sede...

3. Uma colher de sopa antes das refeições

4. Prezado Senhor

5. “Era uma vez uma agulha, que disse ao...”


( ) Texto Instrucional

( ) É característica de registro de reunião

( ) Narrativa de gênero ficção

( ) Marca a temporalidade em textos narrativos

( ) É característica em texto epistolar

Alternativas
Q738230 Português

Leia o Texto


QUANDO A COMIDA SAI DO LIXO

A culinária do lixo


    Cerca de três mil pessoas do Distrito Federal alimentam-se do que é jogado fora nos contêineres dos supermercados e nas lixeiras das casas. Quem revira os restos sente vergonha da atividade e se diz cansado de pedir comida.


    Faltam 15 minutos para as quatro da tarde e só agora será servido o almoço na casa da pernambucana Maria Zélia da Silva, 44 anos. Faz silêncio no local. O único barulho que se ouve é o choro de Luciano Alves, 7 anos. Caçula de seis irmãos, a criança chora porque não aguenta mais esperar pela refeição.

    As panelas acabaram de sair do fogão e a comida está quente. Na mesa, há carne cozida, feijão e arroz. Salada de repolho, cenoura e couve-flor, além de frutas, como manga, mamão e banana. Como sobremesa será servido iogurte de morango. O cardápio seria saudável, se não fosse um porém: os ingredientes servidos na casa de Zélia não foram comprados na feira nem no supermercado. Saíram todos de três contêineres de lixo, do Guará e do Cruzeiro.

    No Distrito Federal, pelo menos três mil pessoas comem alimentos de lixo. O levantamento é do engenheiro florestal Benício de Melo Filho. Ele defendeu uma tese de mestrado na Universidade de Brasília (UnB), no ano passado, sobre o valor econômico e social daquilo que se joga fora. Benício não direcionou seu trabalho para a questão dos alimentos, mas ressalta que as pessoas que vivem do lixo se alimentam na mesma fonte. “Os catadores levam todo tipo de comida para casa. Carne, queijo, refrigerante, frutas e legumes. Nada é desperdiçado”, descreve em seu trabalho.

    Maria Zélia veio do município de Petrolândia (PE) para o DF no ano passado com toda a família. Buscava emprego. Não conseguiu vaga nem de diarista em casa de família e optou por sair pelas ruas remexendo lixo. “A gente cata papelão para vender. Mas não tem como sobreviver disso. Para meus filhos não passarem fome, comecei a pegar alimentos do lixo”, conta. De cabeça baixa, Zélia assume que sente vergonha de revirar o lixo em busca de comida. “Na minha terra, pobre não faz isso. Já pensou se meus parentes lá de Pernambuco ficam sabendo que eu vim para Brasília comer lixo?”


Fonte: CAMPBELL, Ulisses. Correio Web, Correio Braziliense, 24 fev. 2002 / http://www.coreioweb.com br

Analise as alternativas e marque a CORRETA quanto à tipologia textual.
Alternativas
Q738231 Português
Marque a alternativa CORRETA quanto à grafia das palavras nas frases.
I. Os pintores do Imprescionismo empregavam todas as cores do arco-íris. II. Monet foi o principal pintor impressionista. III. Alguns quadros imprescionistas valem milhões de dólares. IV. Os impressionistas representavam a natureza tal como a viam. V. Impressionismo foi o nome dado ao movimento que surgiu na pintura francesa no século XIX.
Alternativas
Q738232 Português

Leia o texto


Escrever


Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade. Hoje repito: é uma maldição, mas uma maldição que salva.


Não estou me referindo muito a escrever para jornal. Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase impossível se livrar, pois nada o substitui. E é uma salvação.


Salva a alma presa, salva a pessoa que se sente inútil, salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva. Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada.


Que pena que só sei escrever quando espontaneamente a “coisa” vem. Fico assim à mercê do tempo. E, entre um verdadeiro escrever e outro, podem-se passar anos. 


Lembro-me agora com saudade da dor de escrever livros. 


(Clarice Lispector. A descoberta do mundo, 1999.)

Marque a alternativa CORRETA.


I. A autora afirma que escrever é uma maldição e uma salvação.

II. No texto não existe argumento explicativo que afirme que escrever é uma maldição e uma salvação.

III. É correto afirmar que existe no texto uma ideia que sintetiza os dois aspectos que o ato de escrever reúne.

IV. O texto reúne marcas de narração.

V. O texto traz evidências de uma dissertação.

Alternativas
Q738235 Português

Leia o Texto


SONETO

Luís de Camões  


Eu Cantarei de Amor Tão Docemente


Eu cantarei de amor tão docemente,

por uns termos em si tão concertados

que dois mil acidentes namorados

faça sentir ao peito que não sente.


Farei que amor a todos avivente, 

pintando mil segredos delicados, 

brandas iras, suspiros magoados,

temerosa ousadia e pena ausente.


Também, Senhora, do desprezo honesto

de vossa vista branda e rigorosa,

contentar-me-ei dizendo a menos parte.


Porém, para cantar de vosso gesto 

a composição alta e milagrosa, 

aqui falta saber, engenho e arte.

In Rimas. Edição de A. J. da Costa pimpão Coimbra, Atlântida Editora, 1973.
Marque a alternativa em que as palavras sublinhadas no texto poderão ser substituídas, sequencialmente, sem alteração de sentido.
Alternativas
Q738238 Conhecimentos Gerais

Observe a charge e leia o texto. O que eles (charge e texto) sugerem? Marque a resposta CORRETA

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q738239 História e Geografia de Estados e Municípios

Estudo sobre Análise Socioespacial dos Idosos em Goiás desenvolvido pelo Instituto Mauro Borges coloca que: “Desde a década de 1950 a população brasileira envelhece cada vez mais, enquanto o ritmo de crescimento infantil sofre gradativas desacelerações.” Segundo o Instituto, a população goiana segue a mesma tendência: “Em seis décadas a relação entre a população infantil e a idosa saiu de 5,8 idosos para 100 crianças em 1950, e alcançou, em 2010, mais de 30 idosos para 100 infantes”. Disponível em www.imb.go.gov.br Análise Socioespacial dos Idosos em Goiás acesso em 10/09/2016.


Sobre a mudança no quadro populacional de Goiás é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q738240 História e Geografia de Estados e Municípios

O conceito de estrutura fundiária refere-se ao tamanho das propriedades rurais e ao modo como elas estão dispersas pelo território de um determinado país ou região. No Brasil e em Goiás, a desigualdade estrutural fundiária se constitui em um dos principais problemas do meio rural.


Adaptado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ acesso em 06/09/2016


São características dessa desigualdade as afirmativas a seguir, EXCETO:

Alternativas
Q738241 História e Geografia de Estados e Municípios

“A questão da migração internacional é especialmente complexa e possui variáveis próprias. A saída de uma pessoa de seu país de origem exige ajustamento a uma nova cultura e por vezes é marcada por dificuldades de adaptação e adequação legal nos locais de destino”. Disponível em www.imb.go.gov.br Panorama da Migração em Goiás acesso em 10/09/2016. Ainda em Panorama da Migração em Goiás, está colocado: “Os emigrantes goianos somam mais de 35,5 mil. Desse contingente 71% se dirigem para a Europa e 23% para América do Norte ou Central”.


Marque a resposta CORRETA. O país europeu que mais recebe emigrante de Goiás é:

Alternativas
Q738243 Direito Administrativo
Atinente ao tema Contratos Administrativos decorrentes de certame licitatório, sob a égide da Lei de Licitações, Lei nº. 8.666/93, não havendo convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos, após o decurso do prazo de:
Alternativas
Q738244 Legislação Estadual
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das prerrogativas das Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) abarcadas pela Lei de Licitações do Estado de Goiás – Lei nº. 17.928/12.
Alternativas
Q738247 Legislação Estadual
Concernente ao Registro de Preços, Capítulo IV, da Lei de Licitações do Estado de Goiás – Lei nº. 17.928/12 assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q738250 Administração Financeira e Orçamentária
Com foco na gestão governamental responsável, assinale a alternativa CORRETA sobre o que preconizam as normas de finanças públicas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, Lei Complementar nº 101/00:
Alternativas
Q738251 Direito Administrativo

Em 5 de junho de 1998, a Emenda Constitucional nº 19, ao tempo em que constitucionalizou o Contrato de Gestão celebrado entre a administração pública direta e suas entidades da administração indireta, trouxe a inovadora figura do Contrato de Gestão firmado entre órgãos da administração pública direta. Assim dispôs o § 8º do art. 37 da Constituição Federal: 


§ 8º. A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre:


1. o prazo de duração do contrato;

2. os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes;

3. a remuneração do pessoal.

À luz do tema contratos administrativos, com especial observância sobre os Contratos de Gestão, julgue as proposições que se seguem e assinale a alternativa CORRETA:


I. O Contrato de Gestão, quando celebrado com entidades da administração indireta, tem por objetivo ampliar a sua autonomia; quando celebrado com organizações sociais, restringe sua autonomia, pois, embora entidades privadas, terão que sujeitar-se a exigências contidas no contrato.

II. A organização social constitui novo tipo de entidade, que pode ser chamada de "pública não estatal". Ela é pública, não porque pertença ao Estado, mas porque exerce serviço público e administra o patrimônio público, sob o controle por parte do poder público. Só que esse controle se flexibiliza, deixando de ser essencialmente formal, como ocorre hoje em relação às entidades da administração indireta, e passa a ser um controle de resultados. Para esse, a relação que se estabelece entre o ente político titular do serviço e a entidade pública não estatal (Organização Social) passa a ser em grande parte contratual, porque se dá por meio dos Contratos de Gestão. E a entidade é dita "não estatal" porque a ideia é que ela não pertença ao Estado, nem se enquadre entre as entidades da administração indireta.

III. Na realidade, o que se faz com a instituição de organizações sociais é criar uma nova forma de delegação de serviço público, reservada para atividades sociais não exclusivas do Estado, como é o caso do ensino universitário, do serviço hospitalar, da pesquisa e outras. E aqui também há uma diferença grande em relação aos serviços sociais autônomos. Estes também exercem atividades sociais não exclusivas do Estado, porém em colaboração com o poder público, sem que o serviço perca a natureza de atividade privada de interesse público.

IV. Contrato de Gestão pode ser entendido como contrato administrativo pelo qual o Poder Público (contratante) instrumentaliza parceria com o contratado (entidade privada ou da administração pública indireta), constituindo autêntico acordo operacional, mediante o qual o contratante passa a ser destinatário de benefícios previstos em lei. Tal modalidade de contrato administrativo é meio de ampliação da autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta.

V. A contratualização das relações intra-administrativas e interadministrativas tem por finalidade estabelecer regras claras e específicas a respeito do controle interno da Administração Pública, exercido pelo Poder Executivo sobre seus órgãos e entidades administrativas, embora o foco principal do contrato de gestão seja o de efetivar o controle de eficiência por meio da avaliação de desempenho e de resultados.


Alternativas
Q749906 Português
Marque a alternativa INCORRETA quanto à Regência Verbal.
Alternativas
Q749908 Português

Leia o Texto

TRABALHADOR NÃO É MÁQUINA

  A vida de um desempregado é horrível, porque na nossa sociedade tudo depende do trabalho: salário, contatos profissionais, prestígio e (quando se é católico) até o resgate do pecado original e o bilhete de ingresso para o paraíso. Portanto, se falta o trabalho, falta tudo.

  Mas corre-se o risco de que o problema do desemprego coloque em segundo plano o problema de quem tem um emprego. Com uma frequência sempre maior, a vida do trabalhador é transformada num inferno, porque as organizações das empresas se preocupam em multiplicar a quantidade de produtos, mas não dão a mínima para a felicidade de quem os produz.

DE MAIS, Domenico. In: O Ócio Criativo.

Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

Marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q749912 Português
Marque a alternativa INCORRETA quanto ao uso da Norma culta da Língua Portuguesa.
Alternativas
Q749913 Português
Marque a alternativa INCORRETA quanto à concordância nominal.
Alternativas
Q749915 Português
Marque a alternativa CORRETA quanto à acentuação gráfica.
Alternativas
Q749916 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia os textos a seguir: 

1.“Excelente escravo. Vende-se um crioulo de 22 anos, sem vício e muito fiel: bom e asseado cozinheiro, copeiro. Faz todo o serviço de arranjo da casa com presteza, e é melhor trabalhador de roça que se pode desejar; humilde, obediente e bonita figura. Para tratar na ladeira de S. Francisco n. 4”. Província de São Paulo, S. P. 19 fev. 1878. Apud NEVES, M. de F.R.das. Documentos sobre a escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 1996. (Textos e documentos; v.6).

2.“Identificavam, naturalmente, trabalho com escravidão e liberdade com ódio. [...]. Em Goiás a situação era a mesma. [..]. A primeira distinção fundamental na sociedade era a cor”. 

PALACIN, L. e MORAES, Maria A. de Santanna.História de Goiás (1722 – 1972). 6ª Ed. Goiânia: Editora da UCG, 1994.

Após ler os textos e com base nos seus conhecimentos pode-se afirmar que a vida dos escravos no Brasil e em Goiás possuía as seguintes características, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D
5: C
6: D
7: E
8: C
9: C
10: C
11: B
12: E
13: A
14: D
15: B
16: B
17: D
18: A
19: E
20: C