Questões de Concurso Público IF-MT 2015 para Professor - História

Foram encontradas 9 questões

Ano: 2015 Banca: UFMT Órgão: IF-MT Prova: UFMT - 2015 - IF-MT - Professor - História |
Q606456 História
A sociedade constituída no planalto da capitania de Martim Afonso mantém-se, por longo tempo ainda, numa situação de instabilidade ou imaturidade, que deixa margem ao maior intercurso dos adventícios com a população nativa. Sua vocação estaria no caminho, que convida ao movimento; não na grande propriedade rural que forma indivíduos sedentários.

(HOLANDA, S. B. de. Caminhos e Fronteiras. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.) 
A historiografia do século XX foi pródiga em valorizar o movimento das bandeiras e os bandeirantes como forma de justificar o estabelecimento da hegemonia paulista no contexto nacional, apesar disso a importância desse fenômeno não pode ser minimizada. Sobre as bandeiras, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Contribuíram para o alargamento do território da América portuguesa, ainda que ao preço da escravização indígena.

( ) Fortaleceram a presença jesuítica no espaço colonial, uma vez que a catequese das populações pré- cabralinas era um de seus objetivos centrais.

( ) Formaram um núcleo de poder bastante afinado com a metrópole, que se contrapôs aos interesses dos senhores de engenho.

( ) Descobriram importantes jazidas de metais e pedras preciosas em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UFMT Órgão: IF-MT Prova: UFMT - 2015 - IF-MT - Professor - História |
Q606462 História
A partir de meados da década de 60, as terras dessa região (Araguaia mato-grossense) começaram a ser apropriadas privadamente por grandes grupos empresariais, sobretudo de São Paulo, estimulados pelos incentivos fiscais da SUDAM (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia) e pelo crédito subsidiado oferecido na época para a implantação de projetos agropecuários na Amazônia, sobretudo para a criação de gado. Além das agropecuárias, foram implantados na região projetos de colonização privados.

(BARROZO, J. C. Expansão da soja no Xingu-Araguaia. Revista Territórios e Fronteiras. Programa de PósGraduação em História. UFMT, vol. 7, n.1, jan./jun.2006.) 
O processo mencionado na citação acima está relacionado a que fatos verificados no estado de Mato Grosso? 
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UFMT Órgão: IF-MT Prova: UFMT - 2015 - IF-MT - Professor - História |
Q606463 História
No exercício de conhecer, conquistar, procurar tesouros, catequizar ou mesmo escravizar os povos indígenas e transpor as duas muralhas que davam acesso aos sertões interiores da parte sul do continente americano demorou mais de um século até que os súditos portugueses e espanhóis começassem a se defrontar. Naquelas imensidões de terras e águas os ibero-americanos fundaram núcleos de povoamento. No rio Tietê, as vilas de São Paulo, Parnaíba, Itu e Sorocaba. No rio Paraguai, a cidade de Assunção. No rio Cuiabá, as minas e vila homônimas. Entre os rios Piray e Grande fixou-se Santa Cruz de la Sierra. Ainda no vale dos rios Mamoré e Guaporé, do lado hispânico, as missões de Mojos e Chiquitos e da banda lusitana, os arraiais das minas do Mato Grosso. Eram lugares muito distantes uns dos outros. Num continente povoado por centenas de nações ameríndias, os novos e adventícios moradores usaram os rios para garantir suas sobrevivências e, também, para interligar suas pequenas 'ilhas de civilidade'.

(LUCÍDIO, J. A. B. 'A Ocidente do Imenso Brasil': as conquistas dos rios Paraguai e Guaporé (1680-1750). Lisboa, 2013. Tese (Doutoramento em História dos descobrimentos e expansão portuguesa) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa.) 

A partir da leitura do texto, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UFMT Órgão: IF-MT Prova: UFMT - 2015 - IF-MT - Professor - História |
Q606467 História
A carta abaixo foi escrita por Osvaldo Aranha a Getúlio Vargas em fins dos anos 20 do século XX.

Nada se pode esperar das leis, que não são praticadas, nem dos homens, que são seus violadores. Onde a lei não é cumprida, o governo assenta no arbítrio e na força [...] não há duas situações para uma só realidade, como não há duas soluções verdadeiras para uma mesma hipótese. Assim, ou concordamos com a situação de anarquia moral e de miséria material que domina a república, ou animados de espírito de sacrifício, de altruísmo cívico, dentro de nossa missão social, resolvemos procurar os meios de corrigir essa situação.

(Apud FERREIRA, M.M. e PINTO, S.C.S. A crise dos anos 20 e a revolução de 30. In: FERREIRA, J. e DELGADO, L. A. N. (orgs.) O tempo do liberalismo excludente: da proclamação da república à revolução de 1930. O Brasil Republicano; v.1. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2003.)

Sobre a revolução de 1930, é correto afirmar: 
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UFMT Órgão: IF-MT Prova: UFMT - 2015 - IF-MT - Professor - História |
Q606468 História
Sobre o golpe civil-militar de 31 de março de 1964, Jorge Ferreira escreveu:

O Governo trabalhista, a sociedade brasileira e nem mesmo os patrocinadores da derrocada da democracia perceberam que, em abril de 1964, ocorrera um novo tipo de golpe.

(FERREIRA, J. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: FERREIRA, J. e DELGADO, L. A. N. (orgs.). O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil militar de 1964. O Brasil Republicano; v.3. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2003.) 

Que característica pode ser apontada como constitutiva desse “novo tipo" de golpe verificado em 1964?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: D
5: B