Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea Grande - MT 2018 para Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social - Geógrafo

Foram encontradas 18 questões

Q1309493 Geografia

O processo de mundialização da economia brasileira no âmago do capitalismo mundializado demonstra que o campo no Brasil, seus conflitos e lutas pela terra, é afetado diretamente por este processo, assim vê-se uma crescente expansão da cultura de exportação dos produtos em detrimento daqueles destinados ao mercado interno. Assiste-se à alteração rápida dos hábitos alimentares da população em decorrência da expansão desses produtos.


(OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A questão agrária na década de 90. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Adaptado.)  



Percebe-se com a reflexão do autor que o processo de desenvolvimento do capitalismo na agricultura de nossos dias está marcado pela industrialização desigual que provoca

Alternativas
Q1309494 Geografia

A Geografia Cultural, uma tendência da ciência geográfica, passou por transformações teóricas no decorrer de sua evolução. A centralidade para a materialidade da cultura, ou seja, a ênfase para os elementos visíveis na paisagem promovida por Carl Sauer (1889; 1975) foi superada pela união entre o material e o imaterial presente no sistema simbólico de determinado grupo cultural afirmado por Paul Vidal de La Blache (1845; 1918). [...] A paisagem cultural é um registro que espelha as prioridades políticas, econômicas e sociais das sociedades, indo além da retórica política e constitucional, assim o sentido de maior evidência é a visão ou o olhar do indivíduo. A paisagem cultural é constituída, nesse sentido, pelos códigos da cultura que a formou, sendo a expressão da identidade desse grupo por meio de suas formas visíveis e dos seus hábitos [...].


(CAETANO, Jessica N. & BEZZI, Meri L. Reflexões na geografia cultural: a materialidade e a imaterialidade da cultura. Fonte: http://www.scielo.br/pdf/sn/v23n3/v23n3a07.pdf. Acessado em: 02/11/17. Adaptado.)



Sobre os principais códigos culturais materiais e imateriais que se expressam na paisagem, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.  



1 - Música

2 - Religião 

3 - Valores

4 - Ideologias

( ) Código cultural de estruturas leigas, sem vinculação religiosa, baseado na razão que norteia a história e o ordenamento social de um grupo cultural. Mostra-se conservador e com sentimento de superioridade e apego extremo ao lugar.

( ) Código cultural que recorre ao passado e aos valores históricos de um grupo social, reportando-os às raízes de sua cultura. Serve como veículo de manifestação da cultura do indivíduo, inclusive da sua religiosidade. 

( ) Código cultural que manifesta as crenças de um determinado grupo social, sendo visível na paisagem pelas grutas, monumentos sacros, ou mesmo, por meio de valores que orientam a ideologia de determinada cultura. 

( ) Código cultural que se refere às convicções íntimas e princípios abstratos de conduta. Convenções enraizadas no cerne cultural de um povo, direcionando questões referentes à honra, autoridade e responsabilidade. 



Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Q1309495 Geografia

Como o solo, a atmosfera absorve e emite energia radiante. Embora a atmosfera seja quase transparente à radiação em ondas curtas, ela apresenta alta capacidade de absorção de radiação infravermelha. Os principais absorventes da radiação infravermelha, dentre os constituintes da atmosfera, são o vapor d’água (5,3 µm a 7,7 µm e além de 20 µm), o ozônio (9,4 µm a 9,8 µm), o dióxido de carbono (13,1 µm a 16,9 µm) e as nuvens, que absorvem radiação em todos os comprimentos de onda. Enquanto a atmosfera absorve somente 24% da radiação solar que atinge a Terra, que é de ondas curtas, somente 9% da radiação terrestre infravermelha é liberada diretamente no espaço, principalmente através da chamada janela atmosférica, constituída de comprimentos de onda na faixa de 8,5 µm – 11,0 µm. Os 91% restantes são absorvidos pela atmosfera.



(AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.)



Essa capacidade da atmosfera à radiação infravermelha em relação à sua transparência à radiação de ondas curtas é também conhecida como:  

Alternativas
Q1309496 Geografia
As propriedades naturais da superfície terrestre são espacialmente contínuas, sendo restritivo descrevê-las através de simples funções matemáticas. Desde os anos de 1960, a geoestatística vem sendo aplicada em diversas áreas das Geociências, Mineração, Hidrologia, Cartografia, Geologia Ambiental, Geotecnia, Geografia da Saúde, Mapeamento Atmosférico, dentre outros campos correlatos. Modelos de geoestatística inferenciais, como a krigeagem têm o objetivo de construir um modelo de estimação linear e local, efetuado dentro de vizinhanças estacionárias, que procuram minimizar, sem viés, o erro de estimação, o qual tem sua base conceitual fundamentada na teoria das variáveis regionalizadas.  
(CAMARGO, Eduardo C. G. Geoestatística: Fundamentos e Aplicações. Fonte: http://www.fatecc.com.br/eadmoodle/geoprocessamento/5geoestatistica.pdf. Acesso em: 02/11/17. Adaptado.)
Sobre a temática abordada no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.  
( ) O que diferencia a krigeagem de outros métodos de interpolação é a estimação de uma matriz de covariância espacial que determina os pesos atribuídos às diferentes amostras, tratamento da redundância dos dados e erro associado ao valor estimado.
( ) A krigeagem fornece estimadores exatos com propriedades de não tendenciosidade e eficiência, bem como fornece, em média, estimativas com variância mínima, excelentes para modelagem de dados utilizados em SIG.
( ) Os procedimentos geoestatísticos baseados em técnicas de krigeagem no ambiente de Geoprocessamento englobam análise exploratória, geração e modelagem, validação do modelo e interpolação, permitindo a espacialidade dos dados distribuídos.
( ) A krigeagem é a técnica geoestatística que não consiste num bom método de interpolação para expressar as formas do relevo, pois permite a interpolação de valores variáveis não amostrados a partir de vizinhos amostrados.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q1309497 Geografia

A cartografia temática não surge de forma espontânea, é historicamente sucessiva à visão topográfica do mundo, essencialmente analógica. No fim do século XVIII e início do século XIX, culminaram com a definição de outro tipo de cartografia, a temática, do domínio dos mapas temáticos. Pode-se considerar que a elaboração do mapa temático da Geografia se insere num contexto que envolve a busca de conhecimento e o esclarecimento acerca de certa questão da realidade que se tem interesse em desvendar e resolver.


(MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. São Paulo: Contexto, 2003.)


Sobre o assunto, analise as afirmativas.



I - Para a construção de mapas temáticos, é preciso que se apresente tema; dados que podem ser de natureza qualitativa ou quantitativa, naturezas ordenadas ou não; base cartográfica.


II - Os mapas temáticos podem ser construídos levando-se em conta vários métodos, considerando as características e a forma de manifestação (em pontos, em linhas, em áreas) dos fenômenos considerados em cada tema, seja na abordagem qualitativa, ordenada ou quantitativa.


III - As representações ordenadas em mapas são empregadas para expressar a existência, a localização e a extensão das ocorrências dos fenômenos, dos seus atributos em sua diversidade, que se caracterizam pela sua natureza, espécie, podendo ser classificados por critérios estabelecidos.


Está correto o que se afirma em  

Alternativas
Q1309499 Geografia

No processo de urbanização, a poluição do ar afeta a transferência de radiação e acrescenta núcleos de condensação no ar, aumentando a precipitação. A densidade e a geometria das edificações criam uma superfície rugosa que influencia na circulação do ar e no transporte de calor e vapor d’água. Os materiais de construção e o asfaltamento das ruas aumentam o estoque de calor; a impermeabilização do solo aumenta a possibilidade de enchentes.


(MAITELLI, G. T. Uma abordagem tridimensional de clima em área tropical continental: o exemplo de Cuiabá-MT. São Paulo. FFLCH-USP, 1994. Tese.)


O conceito acima descreve o processo denominado 

Alternativas
Q1309500 Geografia
Sobre os Domínios de Natureza no Brasil, Domínio dos Cerrados, apresentado por Aziz Nacib Ab’Saber, assinale a assertiva correta.
Alternativas
Q1309502 Geografia

Leia os textos.

Texto I


A sociedade do consumo possui precedentes dos séculos XVI até o XVIII, quando mudanças na cultura material ocorreram. Na década de 1970, o poderio político das nações mais industrializadas discutia a questão ambiental e a crise estava atribuída ao crescimento demográfico, principalmente nos países em desenvolvimento industrial que dependiam de mais uso dos recursos naturais do planeta para suas produções do que outros, que ainda não se encontravam em crescimento. Em 1992, com o evento Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro (ECO-92), o documento da Agenda 21 foi produzido. Foram fomentadas as preocupações com o consumo sustentável, discutido entre vários países, estabelecendo a responsabilidade ambiental entre fabricantes e consumidores.


(GOES, G. A. & LEMOS, G. O. Gestão ambiental na liderança política: encaminhamentos para um consumo sustentável. In: Gestão ambiental e sustentabilidade, Tupã: ANAP, 2015. Adaptado.)



Texto II



Entende-se por planejamento ambiental, o processo de um meio sistemático para determinar o estágio em que você está, aonde deseja chegar e qual o melhor caminho para chegar lá. Metodologicamente, este planejamento expressa seu histórico, ou seja, a conjunção entre conceitos e estruturas de planejamento urbano, estudos de impacto ambiental e planos de bacia hidrográfica. Incorpora também a perspectiva de desenvolvimento sustentável, preocupando-se com a manutenção de estoques de recursos naturais, qualidade de vida e uso adequado do solo, além do aspecto de conservação e preservação de sistemas naturais.


(SANTOS. R, F. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.)



A partir dos textos dados, analise as afirmativas.



I - Os planejamentos ambientais são organizados dentro de uma estrutura que envolve pesquisa, análise e síntese, bem como definição de objetivos, diagnóstico, levantamento de alternativas e tomada de decisão.

II - O capitalismo moderno não deu luz ao consumismo, o qual sempre existiu com a humanidade, por isso, não se deve condenar esta prática na sociedade, a qual está atualmente perdendo a noção de família, de convivência social, em que o desespero dá sinais alarmantes de crescimento.

III - São instrumentos de planejamento ambiental: trabalhos de zoneamentos, estudos de impactos ambientais, planos de bacias hidrográficas, planos diretores e áreas de proteção ambiental.

IV - Planejamentos ambientais classificam e ordenam o meio utilizando métodos que dividem ou integram um dado espaço, assim, um mapa é um excelente instrumento para avaliar a distribuição dos elementos e fenômenos de uma área.



Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q1309503 Geografia

[…] muitas das discussões atuais no contexto ambiental têm defendido a ideia de que estas são antes questões territoriais, na medida em que ao território, como espaço de apropriação política, se vinculam os recursos e a sociedade em todas as suas manifestações.

(SUERTEGARAY, Dirce. Geografia e Ambiente: desafios e novos olhares. Revista Mato-Grossense de Geografia, v. 17/1, 2014.)

Sobre o planejamento ambiental e as questões territoriais, é correto afirmar:

Alternativas
Q1309504 Geografia

A persistência da pobreza, o acesso desigual ao abastecimento de água e serviços de saneamento, o financiamento inadequado e a informação deficiente sobre o estado dos recursos hídricos, seu uso e gerenciamento, têm imposto restrições à gestão desses recursos e à capacidade de contribuírem para o alcance de objetivos de desenvolvimento sustentável.

Organização das Nações Unidas (ONU). Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos. 2015.

(Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/SC/images/WWDR2015ExecutiveSummary_POR_web.pdf . Acesso em: 02/11/2017.)

Em relação aos recursos hídricos e ao processo de gestão na escala do município, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q1309505 Geografia

Analise o gráfico abaixo sobre o comportamento demográfico brasileiro.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: IBGE (Censo Demográfico – 1991 a 2010).

A partir dos dados apresentados, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q1309506 Geografia

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2016 foram registrados diversos conflitos por terras no Centro-Oeste brasileiro, assim como demonstrado pelo quadro abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


(Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/component/jdownloads/send/41-conflitos-no-campo-brasil-publicacao/14061-conflitos-no-campobrasil-2016. Acesso em: 02/11/2017.)


Sobre os conflitos por terras no Centro-Oeste, a partir da conjuntura exposta, assinale a afirmativa correta.  

Alternativas
Q1309507 Geografia
A Geografia Cultural está vinculada aos estudos das normativas culturais e suas imbricações espaciais, permitindo, no âmbito público, a valorização de múltiplas esferas que sustentam o cotidiano das populações. Dessa maneira, sobre a Geografia Cultural, assinale a assertiva correta.
Alternativas
Q1309508 Geografia
A ciência geográfica dispõe de elevada contribuição para as problemáticas públicas nos contextos municipais. Em relação aos suportes metodológicos da Geografia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1309509 Geografia
Nos últimos anos, surgiram as utilizações dos sistemas de informações geográficas colaborativos (Geocolaboração), mesclando bases científicas com projeções cartográficas acuradas e localizações de dados provindas de diferentes atores sociais. Sobre a Geocolaboração, assinale a assertiva correta.
Alternativas
Q1309510 Geografia
Um dos aspectos que compõem o planejamento urbano municipal é a distribuição efetiva das chamadas “áreas verdes urbanas”, que podem servir como locais de intersecção entre melhorias ambientais e o aumento da qualidade de vida das pessoas. Em relação ao planejamento municipal e às áreas verdes urbanas no Brasil, assinale a assertiva correta.
Alternativas
Q1309511 Geografia
No desenvolvimento da Geografia Agrária brasileira, diferentes aspectos teórico-metodológicos se levantam para a melhor aferição de dados e interpretações sobre realidade nacional e, conjuntamente, suas ligações com os cenários globais. Sobre a Geografia Agrária no Brasil e suas perspectivas analíticas, assinale a assertiva correta.
Alternativas
Q1309512 Geografia
A utilização da cartografia é fundamental para o planejamento na escala do município, permitindo melhor discernimento de fatores geográficos a partir da espacialização coordenada das informações. Em relação aos elementos fundamentais da cartografia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A
5: A
6: D
7: B
8: C
9: C
10: D
11: A
12: D
13: D
14: A
15: C
16: B
17: D
18: A