Questões de Concurso Público UFPR 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Fisioterapeuta |
Q1281484 Fisioterapia
Com base nos conhecimentos de fisiologia do exercício e da fisiopatologia de distúrbios/doenças, como hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca, entre outras, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) O fisioterapeuta pode aplicar testes de esforço em intensidade máxima, com o intuito de orientar a prescrição da atividade física mais adequada e segura ao seu paciente. ( ) A reabilitação cardíaca em Fase III do pós-infarto, caracteriza-se pela supervisão, para manutenção dos efeitos da reabilitação cardiovascular, com vistas à integração do indivíduo em grupos não supervisionados. ( ) As manifestações clínicas da dor do infarto do miocárdio são de característica precordial, constritiva, em queimação, irradiada para pescoço e mandíbula, estando relacionada ao esforço físico como fator desencadeante. ( ) O teste de caminhada de 6 minutos é muito útil ao fisioterapeuta na avaliação da capacidade aeróbica máxima, sendo de simples aplicação e com baixos riscos, não dependendo de equipamentos e locais especiais para sua aplicação. ( ) A aplicação de um teste de esforço submáximo, a exemplo do teste de Astrand e Ryming, em bicicleta ergométrica, permite definir a capacidade aeróbica do indivíduo e derivar diferentes cargas de trabalho, com segurança em sua aplicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Fisioterapeuta |
Q1281488 Fisioterapia
Existe um número significativo de músculos para o controle dos movimentos do ombro e raramente um músculo age sozinho nessa região. Cabe ao fisioterapeuta, em sua avaliação funcional e direcionamento dos objetivos de tratamento, que visam ou ao alongamento ou ao equilíbrio de forças e estabilidade, reconhecer na prática clínica que, além dos movimentos naturais de flexão, extensão, adução, abdução, rotação interna e externa, existem grupos funcionais específicos que devem ser avaliados e tratados, na recuperação funcional do ombro. Assinale a alternativa que identifica corretamente esses grupos.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Fisioterapeuta |
Q1281489 Fisioterapia
A síndrome de dor subacromial é definida como patologias do ombro não traumáticas, frequentemente unilaterais, que causam dor na região acromial. A dor piora durante ou após a elevação do membro superior e pode receber diferentes diagnósticos clínicos, como bursite, tendinopatia supraespinhal, tendinose calcárea, ruptura parcial do manguito rotador e tendinite do bíceps. Em 30 a 70% dos casos, o ombro doloroso está relacionado a distúrbios do manguito rotador. A respeito do manguito rotador, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Fisioterapeuta |
Q1281503 Fisioterapia
Sobre tipos de cicatrização, considere as seguintes afirmativas: 1. Na cicatrização por primeira intenção, o tecido de granulação não é visível, e a formação de cicatriz é tipicamente mínima. 2. A cicatrização por segunda intenção produz cicatriz mais estreita e menos profunda. 3. Na cicatrização denominada fechamento tardio, a ferida necessariamente apresentará queloide. 4. Exemplos nos quais as feridas podem cicatrizar por segunda intenção incluem queimaduras, lesões traumáticas, úlceras e feridas infectadas. 5. Na fase inflamatória, observa-se cicatriz madura, plana, pálida e mole.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: A