Questões de Concurso Público UFU-MG 2014 para Psicólogo Clínico
Foram encontradas 40 questões
Animais, plantas e seres humanos, nada resta sobre a face da Terra quando a seca resolve dar o ar da desgraça. Ela traz a morte lenta, demorada e sofrida. [1], por onde passa, deixa seus rastros: carcaças de animais, o chão ressecado, o mormaço e a infertilidade do solo. Graças a diques, açudes e caixas-d'água, podemos ficar um período sem chuva em qualquer local da Terra, [2], se esse tempo se prolongar demais, os estragos decorrentes da seca começam a tomar forma.
Apesar de ser mais comum em países tropicais, ela pode surgir em qualquer parte do planeta. [3], não há como negar que a África é pródiga em produzir catástrofes associadas à seca. Em 1982 a Tanzânia perdia mais de 150 crianças por conta da falta de alimentos e água. Dois anos mais tarde, uma série de secas ocasionou a morte de mais de um milhão de pessoas na Etiópia. O mesmo número de habitantes passou fome no Quênia por causa de uma estiagem, 20 anos depois.
No Brasil, a seca já é velha conhecida da região Nordeste. Relatos apontam suas tragédias por aqui já em 1583. [4], quando foram registradas duas grandes secas, a coisa piorou muito no século 18.
Galileu. Ed. Especial, nº 8, p. 52.
Os colchetes podem ser preenchidos pelo conector MAS apenas em
Os trechos a seguir são partes de um texto, mas estão ordenados de forma aleatória.
I. Línguas brasileiras são, na definição do linguista e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gilvan Müller de Oliveira, "línguas faladas por comunidades de cidadãos brasileiros, historicamente assentadas em território brasileiro, parte constitutiva da cultura brasileira, independentemente de serem línguas indígenas ou de imigração, línguas de sinais ou faladas por grupos quilombolas”.
II. O Brasil é um país plurilíngue: estima-se haver mais de 200 línguas vivas no território - e vários linguistas afirmam que esse número pode ser muito maior.
III. Em muitas cidades colonizadas por imigrantes, com destaque para as criadas a partir da década de 70 do século XIX, ainda hoje são mantidos esses idiomas.
IV. Dessas línguas, cerca de 170 são indígenas (autóctones) e mais de 30 são línguas de imigração (alóctones). Tanto as línguas autóctones quanto as alóctones podem ser consideradas línguas brasileiras.
V. As línguas de imigração brasileiras estão presentes em diferentes regiões do país, especialmente no sul e sudeste.
Língua Portuguesa – Conhecimento Prático, Nº 17, p. 43 (fragmento adaptado)
Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, assinale a alternativa INCORRETA.
O clichê nasce como uma ideia criativa, mas é repetida à exaustão e se transforma em um cacoete. Ele está inserido na linguagem num contexto que a gíria nunca alcança e o provérbio sempre ultrapassa - a gíria pressupõe vitalidade; o provérbio, ao contrário, já nasce cristalizado.
Língua Portuguesa – Conhecimento Prático, Nº17, p. 49 (fragmento adaptado)
Em relação ao trecho em negrito, assinale a alternativa em que a conjunção pode substituir o travessão, mantendo a coerência com o trecho original.
Quando somos jovens não julgamos bem; quando somos velhos, também não. (Blaise Pascal, filósofo francês)
DA EDIÇÃO. Frases marcantes sobre juventude. Forbes Brasil. São Paulo: BPP Publicações e Participações. Ano II, n. 17, fev., 2014. p. 114.
A frase dita pelo célebre filósofo francês, se considerada do ponto de vista de sua estrutura sintática (quando somos jovens...; quando somos velhos...), cria no leitor a expectativa de que será realizada uma contraposição entre a qualidade do julgamento que fazemos quando somos jovens e a qualidade do julgamento que fazemos quando somos velhos. Entretanto, não é o que efetivamente ocorre. A relação estabelecida na frase de Pascal entre a qualidade de tais julgamentos é de contiguidade e pode ser marcada por meio da conjunção
Meu novo mundo
Chorão (Charlie Brown)
[...]
Sonho de consumo cantar na sua festa
Vem dançar comigo
Aproveite e me sequestra
Amor vagabundo intenso e muita pressa.
Não sei como termina, mas sei como começa
Fiz essa canção pra dizer algumas coisas
Cuidado com o destino
Ele brinca com as pessoas
Tipo uma foto com sorriso inocente
Mas a vida tinha um plano e separou a gente
Mas se quem eu amo tem amor por mim
Se quem eu amo tem amor por mim
Eu sei que ainda estamos muito longe do fim.
CHORÃO. Meu novo mundo. Disponível em http://musica.com.br/artistas/charlie-brown-jr/m/meu-novo-mundo/letra.html Acesso em: 15 mar. 2014.
O tema do texto refere-se a destino, amor e vida. A partir da leitura do trecho em negrito, infere-se que o amor correspondido