Questões de Concurso Público UFU-MG 2019 para Assistente em Administração
Foram encontradas 10 questões
Controle é uma função administrativa que consiste em um processo de coleta de informações para auxiliar na tomada de decisões.
Sobre as etapas do processo de controle descritas por Sobral e Peci (2013), é correto afirmar que
As organizações são sistemas de recursos que buscam alcançar objetivos. Nesse sentido, o desempenho organizacional deve ser avaliado pela eficácia na realização dos objetivos organizacionais e pela eficiência na utilização de recursos. Para isso, os administradores utilizam diferentes instrumentos e ferramentas gerenciais.
Considerando-se os instrumentos para controle do desempenho organizacional
destacados por Sobral e Peci (2013), assinale a alternativa correta.
Sobre as teorias da motivação para o trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
Para Chiavenato (2012), a liderança pode ser reconhecida de várias formas, EXCETO, como
A perspectiva comportamental da liderança tem como foco o comportamento dos líderes.
Sobre essa abordagem, é correto afirmar que
Para compreender as características do estilo brasileiro de administração, Sobral e Peci (2013) empreendem uma relevante aproximação entre a cultura brasileira e a gestão empresarial. Fazem-no com base na pesquisa sobre estilo brasileiro de administrar, conduzida por Betânia Barros e Marco Aurélio Prates na década de 1990. O resultado é um sistema de ação cultural brasileiro que considera não somente os traços culturais típicos isoladamente, mas, principalmente, a interação entre os traços culturais de nossa nação, formando uma rede de causas e de efeitos que se reforçam e se realimentam nas práticas administrativas e gerenciais. O modelo é constituído por subsistemas: o institucional (ou formal) e o pessoal (ou informal), o de líderes e o dos liderados. A articulação entre os subsistemas permite identificar traços culturais como a “concentração de poder”, a “aversão ao conflito”, o “paternalismo”, a “flexibilidade”, o “formalismo”, a “lealdade pessoal”, dentre outros.
A respeito dos traços do sistema de ação cultural brasileiro e seus impactos para a
administração das organizações brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.
Com base nos conceitos apresentados por Maximiano (2011) sobre eficiência e eficácia, é correto afirmar que a Toys “R” Us, Inc, tendo por base as condições ambientais e a atuação empresarial, ocorrida no período entre 2011 e 2018, pode ser considerada uma organização
Com base nas informações apresentadas e na teoria sobre o desenho estrutural das organizações de Sobral e Peci (2013), assinale a alternativa INCORRETA.
O ramo de negócios de serviços de transporte urbano por aplicativo é recente no mundo, existe apenas desde 2009, ocasião da fundação do Uber nos EUA, um dos pioneiros. Ao empregar o Modelo das Cinco Forças de Michael Porter, um especialista em estratégica chegou às seguintes constatações sobre o ramo no Brasil: a) as barreiras à entrada de novos concorrentes são moderadas, devido à existência de barreiras criadas por economia de escala e necessidade de capital; a rentabilidade do ramo é baixa, mas tende a crescer; b) o nível de rivalidade entre concorrentes existentes é alto, devido ao elevado número de concorrentes; c) a ameaça de serviços substitutos é pequena, devido à variabilidade da proposição de valor dos serviços substitutos (carro próprio, compartilhamento de carro, transporte público, bicicleta etc.); d) o poder de pressão dos clientes é alto, devido ao grande número de opções de serviços concorrentes, ao baixo custo de mudança, ao alto valor percebido, à alta disponibilidade de informações e e) o poder de pressão dos fornecedores é baixo, pois os motoristas apresentam baixo poder de barganha, baixo custo de mudança e baixa barreira de entrada ao sistema.
Considerando a análise do ambiente segundo modelo de Porter, descrita por
Maximiano (2011), e a análise do ambiente do ramo de negócios de serviços de transporte
urbano por aplicativo, assinale a alternativa INCORRETA, em relação à formulação de
estratégia.
Considerando as informações apresentadas e a argumentação de Sobral e Peci (2013) sobre poder e estrutura organizacional, assinale a alternativa correta.