Questões de Concurso Público UFU-MG 2025 para Técnico de Laboratório/Bioterismo e Ciências em Animais de Laboratório

Foram encontradas 20 questões

Q3157974 Veterinária
De acordo com o Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), para a realização de coletas de sangue de animais de laboratório, durante os períodos experimentais, há aquelas vias preferenciais, aceitáveis, possíveis e aquelas não recomendadas. As vias preferenciais para coleta de sangue de ratos e camundongos, respectivamente, são
Alternativas
Q3157975 Veterinária
Durante a redação de quaisquer tipos de projetos de pesquisas que demandam o uso de animais de laboratório, é fundamental que sejam previstos os procedimentos para monitoramento do sofrimento. É um indicador de dor severa em roedores, por exemplo,
Alternativas
Q3157976 Veterinária
As Comissões de Ética na Utilização de Animais (CEUAs) sempre devem estar muito atentas em relação ao cumprimento da Resolução Normativa CONCEA nº 37/2018 que traz as Diretrizes da Prática de Eutanásia para aqueles projetos cujos animais são eutanasiados ao final da Pesquisa. Do ponto de vista do animal, as condições citadas abaixo são necessárias para a eutanásia, EXCETO.
Alternativas
Q3157977 Veterinária
Um pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia teve seu projeto de pesquisa aprovado pela Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA), porém durante o desenvolvimento da pesquisa, o médico veterinário responsável pela instalação animal na qual os animais estão alocados percebeu que os mesmos estão em estado moribundo, orientando o pesquisador sobre a necessidade de executar o ponto final humanitário que foi previamente aprovado. Todas as alternativas abaixo são compatíveis com a necessidade do ponto final, EXCETO.
Alternativas
Q3157978 Veterinária
De acordo com o Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), o conceito 3R’s (Reduction, Refinement, Replacement) teve início no Reino Unido ainda no ano de 1969. Quando traduzidos para o português, significam Redução, Refinamento e Substituição, respectivamente. O Replacement pode ser praticado quando pesquisadores optam pelo uso de embriões, fetos ou formas larvais animais em atividades de ensino ou pesquisa científica. Entretanto, a Nota Informativa CONCEA/Nº 01/2024 traz recomendações fundamentais para o uso dessas formas vivas. Todas as alternativas abaixo são orientações do CONCEA sobre esses tipos de uso, EXCETO.
Alternativas
Q3157979 Veterinária
Pensando no desenvolvimento de uma pesquisa utilizando camundongos isogênicos, um pesquisador enviou um projeto para apreciação da Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA). Após um tempo, a CEUA emitiu um parecer pedindo esclarecimentos sobre a maneira como os animais seriam anestesiados durante os procedimentos experimentais, pois da forma como estava proposta, feria uma normativa do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). A qual normativa do CONCEA a CEUA se referiu?
Alternativas
Q3157980 Veterinária
Prezando pela qualidade dos animais fornecidos aos pesquisadores, a Rede de Biotérios de Roedores da Universidade Federal de Uberlândia iniciará um processo de monitoração genética das suas diferentes linhagens de animais isogênicos. Para esse propósito, qual a técnica mais indicada e rápida que o referido Biotério deverá adotar?
Alternativas
Q3157981 Veterinária
Percebendo a baixa reprodutibilidade dos resultados obtidos com camundongos isogênicos de uma colônia específica em uma instalação que produz e fornece animais de experimentação, o médico veterinário, responsável pelo setor, começou a suspeitar que os mesmos poderiam estar contaminados de forma assintomática com algum patógeno. Desse modo, a equipe do controle sanitário da instalação foi acionada e alguns exames laboratoriais foram realizados, dentre eles a técnica da fita gomada. Essa técnica é utilizada para a realização de exame
Alternativas
Q3157982 Veterinária
O sistema de gestão de um biotério de roedores deve se preocupar, por exemplo, com os melhores procedimentos de higienização de cada setor do prédio e também com as rotinas básicas e diárias da instalação, pensando no bem-estar animal. Sobre esses cuidados mencionados, analise as asserções a seguir.

I. O uso de autoclaves funciona como uma barreira sanitária de validação da higienização de áreas internas do biotério.
II. A pasteurização da ração a ser fornecida para os animais reduz a quantidade de patógenos provenientes do processo de produção do alimento.
III. A aplicação das radiações ionizante, ultravioleta e ultrassônica funciona como método químico de desinfecção e esterilização.
IV. O ar que circula em todas as dependências da instalação animal deve ser filtrado.

Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
Alternativas
Q3157983 Veterinária
Entre as necessidades relacionadas com o dimensionamento dos principais equipamentos e sua relação com o desenho arquitetônico de um biotério, seja de criação ou experimentação, o sistema de ventilação é uma grande preocupação. Pensando nisso, foi criado o sistema de ventilação intracaixa que resolve os problemas decorrentes da presença de gases tóxicos, por exemplo. Além disso, esse sistema de ventilação traz outros benefícios, EXCETO.
Alternativas
Q3157984 Veterinária
Os princípios dos 3Rs transformaram-se em medidas para melhorar o bem-estar dos biomodelos utilizados em pesquisas, e agora são empregados como uma estrutura ética para todos aqueles que se dedicam à Ciência em Animais de Laboratório. Sobre esses princípios são feitas as asserções abaixo.

I. O princípio da substituição (Replacement) refere-se aos métodos que visam eliminar ou minimizar a dor, o desconforto e o distresse dos biomodelos. Para tanto, é fundamental o planejamento da pesquisa com o uso de ferramentas específicas para o delineamento experimental para mitigar quaisquer dores que os animais possam sentir.
II. Os esforços dedicados para o uso racional dos biomodelos, seja através da limitação ao uso de animais ou a diminuição do número de animais utilizados, mas que forneça resultados estatísticos significativos, evitando repetições desnecessárias, referem-se ao princípio da redução (Reduction)
III. No contexto do refinamento de protocolos experimentais, considerando os princípios dos 3Rs, a determinação humanitária é cientificamente justificada para que a dor, o desconforto e o distresse dos biomodelos possam ser prevenidos, aliviados, atendendo aos objetivos científicos das pesquisas.
IV. O aprimoramento de procedimentos operacionais padronizados, a utilização de procedimentos experimentais menos invasivos, o uso de ações mitigadoras para danos, seja com medidas de intervenção ou assistência médico-veterinária, e o desenvolvimento de manejo humanitário são exemplos do princípio de redução (Reduction).

Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas. 
Alternativas
Q3157985 Veterinária
O êxito na condução das pesquisas e na qualidade dos resultados experimentais depende da garantia da presença mínima de estresse no cotidiano do modelo experimental. A presença de diversos fatores, tais como: animais saudáveis, seu manuseio correto, preocupação constante com seu bem-estar, além de conhecimento e treinamento adequados aos responsáveis pelo uso desses animais são condições para a qualidade de dados obtidos de pesquisa com animais de laboratório.

São parâmetros que indicam possíveis desconfortos para o animal, EXCETO.
Alternativas
Q3157986 Veterinária
O volume do sangue coletado por via intravenosa é uma questão crítica em animais de pequeno porte. Assim, para o cálculo do volume a ser administrado e coletado, é fundamental conhecer o peso do animal, bem como é importante ter à mão materiais na bancada para o sucesso dos procedimentos. Em relação às recomendações para o volume da coleta de sangue nos referidos animais, são feitas as asserções abaixo.

I. A quantidade mínima em uma coleta é de 10% do volume total do sangue do animal ou 1% do peso corporal. Nessa condição, o intervalo entre coletas deve ser de 3 a 4 semanas.
II. A remoção de volume de 7,5% de sangue total não é permitida, pois os efeitos do estresse provocam concentrações plasmáticas elevadas de adrenalina, noradrenalina e corticosterona.
III. A remoção de 10% do volume total do sangue é permitida; todavia, enquanto o sangue é coletado deve ocorrer a reposição de fluido estéril em dobro, administrado lentamente por via intravenosa, à temperatura corporal de 33oC.
IV. A perda de 20 a 25% de sangue diminui a pressão sanguínea arterial, o batimento cardíaco e a oferta de oxigênio aos órgãos vitais, levando à hipovolemia e falência cardíaca (choque).

Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
Alternativas
Q3157987 Veterinária
Um grupo de pesquisadores realizou uma consulta na Resolução Normativa No 37/2018 do Conselho Nacional de Experimentação Animal (CONCEA) para conhecer os métodos de Eutanásia para lagomorfos (coelhos). Assinale a alternativa correta que indica um método INACEITÁVEL de eutanásia para lagomorfos.
Alternativas
Q3157988 Veterinária
Sobre os cuidados e procedimentos básicos para o uso de animais de laboratório (animais de experimentação), assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q3157989 Veterinária
Em biossegurança, o gerenciamento de resíduos do biotério é de responsabilidade da instituição desde o momento da sua geração até seu destino final. Os resíduos sólidos gerados no biotério devem ser submetidos a um processo de tratamento específico de acordo com o grupo de classificação do resíduo, conforme descrito a seguir.

I. Resíduos perfurocortantes devem ser acondicionados em coletos estanques e rígidos, resistentes a ruptura, punctura e escarificação. Esses resíduos devem seguir para tratamento adequado ao tipo de contaminação a que tiverem sido submetidos.
II. Carcaças de animais e forrações das gaiolas de manutenção são resíduos que devem ser submetidos a processo de tratamento que promova uma redução de carga microbiana nível III e enviados para aterros licenciados.
III. O gerenciamento dos restos de insumos farmacêuticos, resíduos de saneantes e desinfetantes e de solventes utilizados nas diferentes atividades deve seguir as normas propostas pela legislação vigente, podendo variar de incineração, neutralização seguida de descarte simples na rede coletora de efluentes líquidos ou ainda disposição em aterro sanitário classe I.
IV. Os resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente e foram passíveis de reutilização, recuperação ou reciclagem, devem seguir para aterro sanitário convencional. Quando forem passíveis, devem atender às normas legais de higienização e descontaminação e às resoluções CONAMA pertinentes.

A qual grupo de resíduo sólido pertence, respectivamente, os tratamentos descritos nos itens I, II, III e IV?
Alternativas
Q3157990 Veterinária
Pesquisas com animais tiveram práticas bastante questionáveis no passado. No ano de 1980, Henry Spira – um dos mais importantes defensores dos direitos dos animais no século XX – denunciou a Revlon pelo uso de coelhos para fins de testes de toxicidade e solicitou a publicação de um anúncio de página inteira no The New York Times: “Quantos coelhos a Revlon deixa cegos em nome da beleza?”. Este fato, somado aos aspectos éticos e legais envolvidos na experimentação animal, torna urgente a busca pela regulamentação e centros de validação que dispõe de protocolos metodológicos que buscam a avaliação do potencial de irritação e corrosão da pele; de irritação e corrosão ocular; de fototoxicidade; da absorção cutânea; do potencial de sensibilização cutânea; da toxicidade aguda; e, de genotoxicidade.

Os protocolos mencionados viabilizam
Alternativas
Q3157991 Veterinária
A classificação dos animais quanto ao status sanitário pode ser definida como a relação deles com o seu particular e específico ambiente. Esse ambiente inclui os organismos associados aos animais e os organismos presentes dentro dos limites do ambiente físico e barreiras sanitárias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, de associação da caracterização listada na coluna da direita com a classificação dos grupos de animais quanto ao status sanitário enumerada à esquerda.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3157992 Veterinária
Dentre as diversas linhagens de Rattus norvegicus existentes, atualmente os biotérios de uma universidade federal brasileira dispõem das seguintes: Wistar e Long Evans. Quanto ao perfil genético, essas linhagens são classificadas como “outbred”. Uma característica desses ratos é que eles apresentam
Alternativas
Q3157993 Veterinária
Os alojamentos dos animais em cativeiro, com frequência, diferem bastante do ambiente natural, que é rico em estímulos. Nesse sentido, a Ciência de Animais em Laboratório reconhece a promoção de programa de enriquecimento ambiental, como medida que promove a expressão de tipos de comportamento naturais específicos da espécie e uma diminuição, se não o desaparecimento, de tipos de comportamento anormais. Deve ser baseado na promoção de um efeito positivo no bem-estar físico e psicológico do animal.

A seguir, estão listadas estratégias de enriquecimento ambiental para roedores utilizados em pesquisas, EXCETO.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: A
6: D
7: A
8: C
9: B
10: C
11: B
12: A
13: D
14: D
15: D
16: B
17: C
18: A
19: B
20: A