Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2019 para Médico Cardiologista

Foram encontradas 20 questões

Q1654654 Medicina
Paciente feminina, 25 anos, na 32ª semana de gestação, procura emergência clínica com queixa de ter iniciado quadro de asma a partir do 2º trimestre da atual gestação. Nega asma previamente, refere que a dispneia vem piorando nas últimas semanas. o que ela mesma atribuiu à evolução da gestação. Ausculta pulmonar com sinais de congestão pulmonar bilateral, o que dificultou a ausculta cardíaca.
Imagem associada para resolução da questão


Após análise do eletrocardiograma, a suspeita clínica é da seguintes valvopatia:
Alternativas
Q1654655 Medicina
Assinale a alternativa correspondente ao índice de Cornell, utilizado na análise de sobrecarga ventricular.
Alternativas
Q1654656 Medicina
A utilização de escores de risco de sangramento, como o HAS-BLED ou CRUSADE, é importante para tomarmos medidas a fim de diminuir a incidência dessa importante complicação após uma angioplastia.
Assinale a alternativa que NÃO tem potencial para redução de sangramentos maiores.
Alternativas
Q1654657 Medicina
Um paciente com sinais e sintomas de insuficiência cardíaca, macroglossia, púrpura peri-orbitária e anasarca e eletrocardiograma, mostrando baixa voltagem em várias derivações tem como etiologia provável
Alternativas
Q1654658 Medicina
O pulso BISFERIENS é um achado característico da(do)
Alternativas
Q1654659 Medicina
Paciente admitido com quadro de rebaixamento súbito do nível de consciência, enquanto estava jantando com a família. Histórico de hipertensão arterial sistêmica, em uso de atenolol. Chega à emergência bradicárdico, com pressão arterial de 240 x 120mmHg, ausculta pulmonar normal. Após estabilização inicial clínica, é realizado eletrocardiograma mostrando bradicardia sinusal, ondas T invertidas com base larga e prolongamento do intervalo QT. Qual o próximo passo a seguir?
Alternativas
Q1654660 Medicina
Em relação ao pseudoaneurisma, complicação relacionada ao acesso femoral, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1654661 Medicina
Como é dado o diagnóstico de recorrência de febre reumática em pacientes com doença reumática estabelecida?
Alternativas
Q1654662 Medicina
Paciente submetido à troca valvar mitral por bioprótese há 2 anos chega com quadro clínico sugestivo de endocardite bacteriana, confirmado por ecocardiograma transtorácico.

Nesse caso, qual o principal agente etiológico esperado na hemocultura?
Alternativas
Q1654663 Medicina
Em um paciente com fibrilação atrial, com necessidade de anticoagulação plena, em hemodiálise, teria como estratégia atual indicar
Alternativas
Q1654664 Medicina
Qual a maior causa de terapia elétrica inapropriada, administrada pelo cardiodesfibrilador implantável?
Alternativas
Q1654665 Medicina
Paciente chagásico, de 40 anos, é admitido na emergência com quadro de sonolência, oligúria, extremidades frias, pulsos finos e pressão arterial de 70 x 40 mmHg, com frequência cardíaca de 68 bpm. À ausculta pulmonar, não apresenta estertores ou outro ruído adventício. Faz uso de digoxina, carvedilol, captopril, aldactone e lasix, com boa adesão ao tratamento. Traz ecocardiogrma com fração de ejeção de 20% e hipocinesia difusa.

A conduta CORRETA será a de iniciar
Alternativas
Q1654666 Medicina
Qual dos seguintes medicamentos está relacionado com o aumento da recorrência de pericardite viral ou idiopática, se utilizado(a) no tratamento da fase aguda?
Alternativas
Q1654667 Medicina
Qual agente NÃO deve ser usado como primeira medicação no tratamento da dissecção de aorta, pois pode levar à taquicardia reflexa e aumentar exponencialmente a tensão sobre a parede da aorta?
Alternativas
Q1654668 Medicina
Qual a droga de escolha para um paciente em atendimento devido a um edema agudo de pulmão por disfunção ventricular esquerda provável, com pressão arterial de 70 x 40 mmHg e sinais de baixo débito cardíaco?
Alternativas
Q1654669 Medicina
Encefalopatia hipertensiva é um diagnóstico de exclusão, definida por sinais neurológicos habitualmente sem sinais localizatórios (adinamia, agitação psicomotora e confusão mental) em um paciente hipertenso e tendo como substrato
Alternativas
Q1654670 Medicina
O TAPSE (valor normal maior que 15mm) é uma medida de Ecocardiograma referente à/ao
Alternativas
Q1654671 Medicina
Paciente de 64 anos, obeso, em pós-operatório de fratura de fêmur, desenvolve dispneia de início súbito, com dor torácica em hemitórax direito. Apresenta, no momento, pressão arterial de 110 x 60 mmHg, realizou ecocardiograma que mostra sinais de disfunção do VD e hipertensão arterial. Qual a conduta nesse momento?
Alternativas
Q1654672 Medicina
O estudo REDUCE-IT publicado recentemente demonstrou, de maneira significativa, a redução de eventos cardiovasculares e mortalidade em pacientes de alto risco cardiovascular (diabetes associada a outro fator de risco, ou doença cardiovascular estabelecida), já tratados com estatina, mediante associação com
Alternativas
Q1654673 Medicina
Paciente de 49 anos, com diagnóstico de acidente vascular isquêmico criptogênico, sendo o primeiro episódio com ecocardiograma mostrando foramen oval patente associado a aneurisma de septo interatrial, deve ser tratado com
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: A
6: B
7: E
8: A
9: B
10: A
11: C
12: C
13: B
14: B
15: E
16: A
17: B
18: A
19: A
20: D