Questões de Concurso Público SEMUL de Recife - PE 2024 para Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres - Arte Educadora

Foram encontradas 4 questões

Q3058540 Sociologia
Analise as afirmativas abaixo a respeito das relações sociais de gênero e da família na contemporaneidade:

I. A família é uma organização naturalmente hierarquizada, na qual os adultos naturalmente têm o direito de submeter as crianças ao seu poder, e a mulher espontaneamente e de forma natural submete-se ao homem designado chefe da família.
II. As desigualdades de gênero entre homens e mulheres advêm de uma construção sociocultural que não encontra respaldo nas diferenças biológicas dadas pela natureza.
III. Não se pode afirmar que as relações sociais entre homens e mulheres são marcadas pela desigualdade e hierarquia, posto que a lei já assegure o ideal igualitário.
IV. Por funcionar como um sistema e fazer-se presente nas relações sociais, o patriarcado também é reproduzido pelas mulheres, mesmo sem a presença direta de um homem.

A partir das perspectivas trazidas pela epistemologia feminista, estão INCORRETAS 
Alternativas
Q3058541 Sociologia
Em relação à divisão sexual do trabalho, não é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q3058542 Sociologia
Em julgamento histórico, o Supremo Tribunal decidiu declarar a inconstitucionalidade da tese da legítima defesa da honra em agosto de 2023. Segundo Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal na época do julgamento: “A teoria da legítima defesa da honra traduz expressão de valores de uma sociedade patriarcal, arcaica, autoritária, cuja cultura do preconceito e da intolerância contra as mulheres sucumbiu à superioridade ética e moral dos princípios humanitários da igualdade, da liberdade e da dignidade da pessoa humana”. Com base na declaração da Ministra Rosa Weber, é CORRETO concluir que a tese da legítima defesa da honra foi declarada inconstitucional em razão
Alternativas
Q3193232 Sociologia

TEXTOS III e IV para esta questão.


TEXTO III


Imagem associada para resolução da questão


Mulher vítima de violência escreve pedido de socorro com batom em toalha e joga pela varanda em SC. O caso aconteceu no período da pandemia, na cidade de Chapecó, oeste de Santa Catarina. Ameaçada por seu marido, tendo sofrido uma tentativa de assassinato por estrangulamento, o celular escondido, mulher escreve com batom numa toalha uma mensagem de socorro e joga pela janela. Um vizinho vê e aciona a polícia.


https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/04/20/mulher-vitima-de-violencia-escreve-pedido-de-socorro-com-batom-em-toalha-ejoga-pela-varanda-em-sc.ghtm (adaptado) 


TEXTO IV


No trabalho da brasileira Dora Longo Bahia, a arte traz a possibilidade de ressignificação da situação de violência doméstica vivida por várias mulheres, quando através de algumas de suas obras a artista pinta a si mesma na situação de mulheres agredidas, acompanhando legendas de fotos que chamam atenção os “motivos” para a agressão, onde detalhes de uma relação íntima são expostos nas páginas policiais e beiram a irrealidade.

Imagem associada para resolução da questão


Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: B