Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibaté - SP 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 4 questões

Q1147006 Enfermagem
Para responder à questão, considere o relato a seguir.

         Ao realizar a consulta de enfermagem de A.S., 9 meses de idade, sexo feminino, filha única, sem reconhecimento paterno, o enfermeiro foi informado pela avó que a criança vinha recebendo fórmula infantil porque o leite da mãe havia secado e aceitava bem os alimentos oferecidos de acordo com o esquema alimentar para a idade orientado anteriormente. Ao realizar o exame físico de A.S., o enfermeiro obteve peso = 11400 g e comprimento = 77 cm, perímetro cefálico = 46,1 cm, constatando que os sinais vitais estavam dentro da faixa de normalidade para a idade. Para avaliar o desenvolvimento do bebê, ofereceu um objeto para segurar e depois de alguns minutos, ofereceu outro objeto, colocando-a em uma superfície firme. Observando sua reação, constatou que A.S. não trocava os objetos de mão para observá-los nem se sentava sem apoio das mãos para equilibrar-se, bem como não iniciara os movimentos de se arrastar ou engatinhar. Observou ainda que a preensão voluntária das mãos e a noção de “permanência do objeto” estavam presentes e o bebê virava a cabeça na direção de uma voz ou de um objeto sonoro. Constatou que a criança mostrou algum interesse na brincadeira de “esconde-achou”, e que, eventualmente, emitia sons de duplicação de sílabas como “papa” e “mama”. Antes de finalizar a consulta, o enfermeiro registrou os dados obtidos nos gráficos apresentados a seguir, fez as anotações no prontuário e na Caderneta da Criança e realizou as orientações pertinentes.


(Fonte: Ministério da Saúde. Caderneta de Saúde da Criança – Menina. 2017)
Calcule o índice de massa corporal (IMC) de A.S., registre o valor obtido no gráfico “Índice de massa corporal x idade 0 a 2 anos” apresentado a seguir, e, considerando os dados obtidos no exame físico da criança, assinale a alternativa que apresenta o valor correto do IMC e sua interpretação (I).
Imagem associada para resolução da questão (Fonte: Ministério da Saúde. Caderneta de Saúde da Criança – Menina. 2017)

Alternativas
Q1147009 Enfermagem
Ao exame físico inicial de M.J., com 3 anos de idade, sexo masculino, com histórico de um episódio de vômitos e três episódios de diarreia líquida nas últimas 12 horas, sem presença de sangue, o enfermeiro obteve: temperatura axilar = 37,8 ºC; respiração = 36 movimentos por minuto; pulso cheio = 102 batimentos por minuto. Constatou que a criança estava alerta, mas apresentava olhos fundos com presença de lágrimas, boca e língua úmidas, enchimento capilar em dois segundos e sinal da prega que desaparecia rapidamente.
Frente a essas condições, o enfermeiro deve considerar que M.J.
Alternativas
Q1147013 Enfermagem

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


        Em 20.07.2019, M.C., 37 anos, IIgesta, Ipara, parto normal há dez anos, compareceu à unidade básica de saúde para consulta de enfermagem de pré-natal. Durante o atendimento, informou que vinha seguindo as orientações recebidas anteriormente e se sentindo bem, porém com sensação de cansaço e peso nas pernas. Ao analisar os dados existentes no prontuário, o enfermeiro constatou que a última menstruação de M.C. ocorrera em 29.01.2019 e que seus ciclos menstruais eram regulares, com intervalo de 28 dias. Entre outros exames realizados há 30 dias, observou: glicemia em jejum = 92 mg/dL; VDRL = 1:2; FTA-Abs = não reagente. Questionada, a gestante informou que ela e o atual companheiro já haviam sido tratados para sífilis, no início do relacionamento, há três anos, e que, a partir daí, “todos os exames realizados davam esse resultado”. Relatou ainda que, há cinco anos, também havia sido tratada para hanseníase, evoluindo para a cura. Ao exame físico, o enfermeiro constatou a formação de pequenas varizes em membros inferiores, sendo estas as únicas alterações observadas.

Ao conversar com M.C. sobre as queixas de cansaço e peso nas pernas e esclarecer sobre as medidas de prevenção de varizes, o enfermeiro deve orientá-la a
Alternativas
Q1147018 Enfermagem

Para responder à questão, considere o relato a seguir. 


    A.F., 65 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há cinco anos, em uso de medicação hipotensora, diurético e hipoglicemiantes orais, compareceu à unidade básica de saúde para consulta de enfermagem. Informou que vinha fazendo uso regular da medicação, seguindo as orientações alimentares recebidas anteriormente e fazendo caminhadas de 15 minutos, duas a três vezes por semana. Ao exame físico, o enfermeiro obteve temperatura = 36,8 ºC; pulso = 82 batimentos por minuto; respiração = 16 movimentos por minuto; pressão arterial = 132 x 84 mmHg; peso = 81500 g; altura = 170 cm; circunferência abdominal = 92 cm. Ao exame dos pés de A.F., constatou que as unhas dos halux estavam quebradiças e havia úlcera em região do 1o metatarso, medindo 1,2 x 0,8 cm, apresentando tecido de granulação com infecção e presença de exsudato seropurulento, em quantidade moderada. Durante a consulta, o enfermeiro calculou o índice de massa corporal de A.F., utilizou o escore de Framingham para a estratificação de risco cardiovascular, realizou o curativo na ferida, estabeleceu um plano de cuidados em conjunto com o usuário e realizou as orientações necessárias.

Assinale a alternativa que apresenta o índice de massa corporal (IMC) de A.F., seu significado (S) e, frente a situação observada, a orientação (O) que deve ser realizada pelo enfermeiro a respeito da prática de atividade física adequada, utilizando calçados apropriados.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: D