Entre as técnicas de análise de riscos mais difundidas no â...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1814107 Segurança e Saúde no Trabalho
Entre as técnicas de análise de riscos mais difundidas no âmbito dos sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho, ela pode ter uma de suas etapas descrita da seguinte maneira: “é preparada uma árvore, por meio da diagramação dos eventos contribuintes e falhas, de modo sistemático, que irá mostrar o inter-relacionamento entre eles e em relação ao evento topo (em estudo). O processo se inicia com os eventos que poderiam diretamente causar tal fato, formando um primeiro nível; à medida que se retrocede passo a passo, as combinações de eventos e falhas contribuintes irão sendo adicionadas, sendo que o relacionamento entre os eventos é feito por meio de comportas lógicas.”
Essa técnica de análise é conhecida como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A - Análise de Árvores de Falhas (AAF).

A questão aborda uma técnica de análise de riscos bastante utilizada em sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho, que é a Árvore de Falhas. Essa técnica é uma ferramenta gráfica que tem como principal objetivo identificar falhas potenciais, suas causas e os eventos contribuintes que podem levar a uma falha crítica, conhecida como "evento topo".

No processo descrito, uma árvore é construída começando pelo evento indesejado ou falha e, a partir dele, identifica-se eventos ou falhas que contribuíram para o evento topo, utilizando comportas lógicas como AND e OR para expressar a relação entre estes eventos. Isso permite entender o inter-relacionamento das causas e proporciona uma visão clara e estruturada dos riscos.

Vamos analisar as alternativas:

A - Análise de Árvores de Falhas (AAF): Esta é a técnica correta mencionada na questão. A descrição fornecida se alinha perfeitamente com o procedimento da Análise de Árvores de Falhas, que envolve a construção de uma árvore lógica para identificar e analisar falhas potenciais.

B - Árvore de Causas (ADC): Embora tenha um nome similar, a Árvore de Causas é diferente, focando mais em identificar causas de acidentes após a ocorrência. Não utiliza a mesma estrutura lógica da AAF.

C - Análise de Modos de Falhas e Efeitos (AMFE): Esta é outra técnica de análise de riscos que visa identificar e avaliar a gravidade de falhas em componentes ou processos, mas não utiliza diagramação em árvore.

D - Diagrama de Espinha de Peixe (DEP): Também conhecido como diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta usada para identificar causas de um problema, mas não segue o formato de árvore com portas lógicas.

E - Análise Avançada de Riscos (AAR): Este nome não se refere a uma técnica específica na literatura de segurança e saúde no trabalho e não se relaciona com a descrição fornecida na questão.

Ao entender a estrutura e o propósito da Análise de Árvores de Falhas, é possível identificar rapidamente a técnica correta quando descrita em questões de concurso. Esta capacidade de análise é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e identificar potenciais riscos de maneira eficaz.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

No próprio contexto já fala em árvore kkk

comportas lógicas--->AAF

Falou evento topo -> AAF

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo