Magda Soares, em sua obra “Linguagem e escola – uma perspect...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087437 Pedagogia

Magda Soares, em sua obra “Linguagem e escola – uma perspectiva social”, busca analisar aspectos de linguagem na escola com o objetivo de argumentar a razão da existência de problemas do sistema de ensino brasileiro, propor e evidenciar soluções na aplicação dos estudos das ciências sociais e da linguística. Para tanto, a autora aponta alguns argumentos para compreendermos os motivos do fracasso escolar; analise-os.


I. Ideologia do dom: visa atestar a mensuração de aptidões intelectuais que, naturalmente, levam o ser humano ao fracasso.


II. Ideologia da deficiência cultural: o meio social do menos favorecido é extremamente pobre do ponto de vista cultural, responsável pelo fracasso na educação.


III. Ideologia das diferenças culturais: ressalta que os padrões culturais oriundos das classes desfavorecidas são considerados subculturas inferiores; a escola passa a avaliar e a declarar como modelo ‘certo’ a seguir o que a classe favorecida passa a ditar.


IV. Ideologias do comportamento: busca relacionar o fracasso na escola com determinados problemas comportamentais, que representam risco constante para o desenvolvimento da aprendizagem, gerando falência do sistema escolar.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - I, II e III.

A obra de Magda Soares, "Linguagem e escola – uma perspectiva social", aborda a relação entre a linguagem e as desigualdades sociais presentes no ambiente escolar. A autora discute como determinadas ideologias podem influenciar o sistema de ensino e contribuir para o fracasso escolar. Vamos analisar cada um dos pontos mencionados:

I. Ideologia do dom: Esta ideologia sugere que o sucesso ou o fracasso escolar são determinados por aptidões intelectuais inatas. Sob essa visão, a educação é vista como um campo onde apenas aqueles com "dons" naturais podem realmente se sobressair. Isso ignora as questões socioeconômicas e culturais que também afetam a aprendizagem, atribuindo o insucesso à falta de habilidade individual, o que é um entendimento limitado e determinista da capacidade humana.

II. Ideologia da deficiência cultural: Esta perspectiva aponta para o ambiente cultural empobrecido de indivíduos menos favorecidos como a causa de seu fracasso na educação. Presume-se que não ter acesso a certos bens culturais é uma deficiência, e essa falta é responsabilizada pelo desempenho escolar inferior, sem considerar a valia das diferentes experiências e conhecimentos que esses alunos trazem para a escola.

III. Ideologia das diferenças culturais: Esta ideologia reconhece que existem diversas culturas dentro de uma sociedade, mas valoriza umas em detrimento de outras. Ao considerar padrões culturais de classes desfavorecidas como inferiores, a escola acaba perpetuando uma visão etnocêntrica e discriminatória, onde apenas a cultura da classe dominante é considerada válida ou "correta".

A alternativa B é a correta porque reflete adequadamente as ideologias descritas por Magda Soares em relação aos motivos do fracasso escolar. A quarta opção (IV. Ideologias do comportamento) não é mencionada pela autora como uma das razões para o fracasso escolar em sua discussão sobre as ideologias, e por isso, não faz parte da resposta correta.

Para resolver essa questão, é essencial que o aluno compreenda os conceitos de ideologia e como eles podem influenciar as práticas educacionais, além de ter familiaridade com as obras de Magda Soares, uma referência importante no campo da educação e da linguística aplicada. O conhecimento sobre desigualdades sociais e culturais e sua influência na educação também é fundamental.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo