Estudiosos da Teoria Histórico-Cultural sinalizam que a mat...
Estudiosos da Teoria Histórico-Cultural sinalizam
que a materialidade dos processos psíquicos evidencia que para o desenvolvimento adequado da personalidade e inteligência humana faz-se necessário
proporcionar ricas experiências ao longo da infância,
mediadas pelo contato com os adultos, com a natureza e com a cultura, viabilizando ligações neurais que
criam condições para o desenvolvimento da consciência e, consequentemente, as bases para:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D - O desenvolvimento integral dos sujeitos.
Vamos explorar o tema da Teoria Histórico-Cultural. Esta abordagem, também associada a Vygotsky, enfatiza a importância das interações sociais e culturais para o desenvolvimento cognitivo. A teoria postula que o aprendizado e a formação da personalidade são processos construídos socialmente e historicamente, e não apenas biologicamente determinados. Assim, as experiências compartilhadas com adultos, a relação com a natureza e a assimilação da cultura são fundamentais para formar as bases do desenvolvimento humano.
Na alternativa correta, D - O desenvolvimento integral dos sujeitos, o termo "integral" é crucial. Refere-se a uma visão holística do desenvolvimento, que engloba aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. A teoria valoriza a formação de indivíduos capazes de entender e atuar de forma crítica e consciente no mundo. Ao proporcionar ricas experiências durante a infância, estabelecem-se as ligações neurais que apoiam o pleno desenvolvimento das capacidades humanas.
Esta alternativa é a correta porque condensa o princípio de que a educação deve visar o crescimento do ser humano em todas as suas dimensões, em contraste com uma visão reducionista que pode se concentrar apenas em aspectos como memorização de conteúdos (A) ou formação moral restrita (E). A formação "cartesiana" (B) refere-se a uma abordagem racionalista e fragmentada, que não corresponde à visão integrativa proposta pela Teoria Histórico-Cultural. Já um desenvolvimento "linear" (C) simplifica a complexidade do processo evolutivo humano, que é de fato não-linear e multifacetado.
Portanto, ao estudar para concursos na área de pedagogia, compreender a Teoria Histórico-Cultural e seu enfoque no desenvolvimento integral pode ser um diferencial importante para interpretar questões sobre o desenvolvimento da infância e práticas educativas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D - O desenvolvimento integral dos sujeitos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo