Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no tema transve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q186830 Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no tema transversal de Ética, dizem que a autonomia pressupõe uma relação com os outros. Dessa forma, não existe autonomia pura, como se fosse uma capacidade absoluta de um sujeito isolado.

Por isso, só é possível realizar autonomia como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

Comentário:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são documentos importantes que orientam a educação básica no Brasil, abordando diversas áreas e temas transversais, como a Ética. A questão apresentada explora a compreensão do conceito de autonomia dentro desse contexto.

Segundo os PCN, a autonomia não é uma capacidade isolada, mas sim algo que se desenvolve na interação com outras pessoas. Portanto, a autonomia só pode ser realizada como um processo coletivo que envolve relações de poder não autoritárias, garantindo a todos o direito a ter direitos, o que reforça os valores democráticos.

Vamos analisar as alternativas para entender por que a A é a correta e as outras são incorretas:

A - processo coletivo que implica relações de poder não autoritárias, já que a dimensão ética da democracia consiste na afirmação daqueles valores que garantem a todos o direito a ter direitos.

Esta alternativa está correta porque destaca que a autonomia é construída coletivamente e que as relações de poder devem ser não autoritárias. Reforça a dimensão ética da democracia, que é garantir direitos a todos.

B - processo de construção de valores e atitudes, numa dimensão essencialmente individual.

Esta alternativa está incorreta porque sugere que a autonomia é construída de maneira individual. No entanto, segundo os PCN, a autonomia se dá em uma relação com os outros, sendo um processo coletivo.

C - controle externo na construção de valores e atitudes, propondo que o comportamento pessoal se articule com inúmeros fatores sociais, seja na manutenção ou transformação desses valores.

Esta alternativa está incorreta porque se baseia em um controle externo, o que contradiz a ideia de autonomia como algo construído coletivamente, sem imposições externas.

D - relações construídas por mecanismo de um controle externo que articule os diversos fatores sociais, implicando a imposição de valores e ampliando a dimensão ética da democracia.

Esta alternativa está incorreta pois menciona imposição de valores através de controle externo, o que vai contra a noção de autonomia e democracia abordada nos PCN.

E - dimensão ética que implica a imposição de valores, reafirmando o princípio democrático da liberdade e possibilitando que as pessoas tenham comportamentos adequados.

Esta alternativa está incorreta porque, novamente, fala em imposição de valores, o que é incompatível com a construção coletiva e democrática da autonomia mencionada nos PCN.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo