Com base não disposto na Lei de Introdução às Normas do Dire...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q351640 Direito Civil
Com base não disposto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e nas normas relativas às pessoas naturais e jurídicas, julgue os próximos itens.

A relação jurídica estabelecida sob a égide da lei antiga não será atingida pela lei nova.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Idem à anterior

Pelo que se nota do cabeçalho da questão, constou: "Com base não disposto na Lei de Introdução ...". Ao que parece o erro de digitação (foi escrito "não" e deveria estar escrito "no") pode alterar o sentido da afirmação. Assim, a questão foi anulada pela Banca com sob o seguinte fundamento:

A redação do comando impossibilitou o julgamento objetivo do item. Dessa forma, opta‐se pela anulação.


Bom, sabendo que foi anulada devido ao erro. Vamos aproveitá-la para estudar, fazendo uso do bom senso e desconsiderando o erro do enunciado (comando) da questão.


ERRADA. Veja o que diz a LINDB em seu artigo 2º, §2º.

Art. 2º, § 2o A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

Mesmo sem o erro material, acredito que o gabarito continuaria equivocado, pois o Cespe o considerou Errado, quando deveria ser Correto, uma vez que a relação jurídica estabelecida sob a égide da lei antiga equivale a ato jurídico perfeito e a lei nova não pode de atingi-lo.

LINBD, Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral[HL1] , respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. (Redação dada pela Lei nº 3.238, de 1957)

§ 1º Reputa-se ato jurídico perfeito o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. (Incluído pela Lei nº 3.238, de 1957)

CF, art. 5º, XXXVI – “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”

Gabarito: Anulado ð Preliminar foi E, mas deveria ser C.

 [HL1]Princípio do tempus regit actum.

(Cespe – DPE-RN – Defensor Público – 2015) “Não se tratando de contrato de trato sucessivo, descabe a aplicação retroativa da lei nova para alcançar efeitos presentes de contratos celebrados anteriormente à sua vigência.”

114    E  ‐  Deferido c/ anulação: A redação do comando impossibilitou o julgamento objetivo do item. Dessa forma, opta‐se pela anulação.

ANULADA somente em razão de erro do enunciado (com base "não" -> com base "no")

 

Quando a "lei revogadora" tem efeitos retroativos ->  a relação estabelecida sob a égide da lei antiga SERÁ atingida pela lei nova.

Logo: A relação jurídica estabelecida sob a égide da lei antiga PODE SER atingida pela lei nova

 

 

 

Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Delegado de Polícia

A revogação de uma norma pela superveniência de outra que disponha sobre a mesma matéria poderá atingir as situações já consumadas sob a égide da lei antiga, afetando os efeitos pretéritos produzidos ou incidindo sobre os efeitos presentes ou futuros de situações passadas ocorridas na vigência da norma revogada.

GAB: certo

A relação jurídica estabelecida sob a égide da lei antiga não será atingida pela lei nova.

Errado. Basta lembrar da relação jurídica PROCESSUAL. Nesse caso, aplica-se a lei nova aos ATOS em curso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo