A administração pública direta e indireta de qualquer dos Po...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
Para resolver essa questão, é necessário compreender o artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece os princípios básicos da Administração Pública. Dentre os princípios listados no caput do artigo, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, encontramos também diversas outras regras e vedações ao longo do texto que detalham a organização da Administração Pública, incluindo aquelas relacionadas à remuneração dos servidores públicos.
A alternativa B está correta e reflete o conteúdo do inciso XIII do artigo 37 da Constituição Federal. Esta parte do texto constitucional proíbe a vinculação ou equiparação de vencimentos para evitar que uma categoria de servidores públicos tenha seus salários automaticamente ajustados em razão de alteração dos vencimentos de outra categoria, sem que haja um processo legal específico para tal. Essa vedação promove a autonomia de cada entidade e poder em estabelecer a remuneração dos seus servidores e impede efeitos em cascata que poderiam levar a um descontrole das contas públicas.
Para enriquecer sua compreensão, veja que as demais alternativas não estão em consonância com o que estabelece a Constituição:
- A alternativa A é incorreta porque os acréscimos pecuniários não são computados e acumulados dessa forma. Pelo contrário, a Constituição busca evitar a formação de "cascata" remuneratória.
- A alternativa C está errada porque o texto constitucional estabelece que a administração fazendária e seus servidores terão precedência sobre os demais setores administrativos, conforme o parágrafo único do artigo 37.
- A alternativa D é falsa pois autarquias são criadas por lei ordinária e não por lei complementar.
- Por fim, a alternativa E está incorreta porque as administrações tributárias devem atuar de forma integrada, com recursos prioritários, e não secundários e desintegrados, como sugerido na opção.
Entender a estrutura e as normas que regem a Administração Pública é essencial para responder a questões como esta, e um conhecimento sólido sobre a Constituição Federal é fundamental para o sucesso em concursos públicos na área jurídica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito:
Letra B
GABARITO LETRA B
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo