A ampliação dos mecanismos de deliberação colegiada com part...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1124319 Enfermagem
A ampliação dos mecanismos de deliberação colegiada com participação social aproxima os interesses dos diversos atores da saúde existentes em cada localidade, permite o diálogo entre auditores e esses entes, bem como favorece a construção do modelo de atenção adequado a cada população. São várias as principais instâncias de participação e controle do SUS e uma delas é a instância de articulação e pactuação que, na esfera federal, atua na direção nacional do SUS, integrada por gestores do SUS das três esferas de governo, com o objetivo discutir e elaborar propostas para implantação e operacionalização do SUS. Essa instância de articulação e pactuação é a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas, Legislação em Saúde.

A) CORRETA - Comissão Intergestores Tripartite (CIT) - constituída (em nível federal) paritariamente por representantes do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Na CIT, são definidas diretrizes, estratégias, programas, projetos e alocação de recursos do SUS. Tem composição formada por 15 membros, sendo cinco indicados pelo MS, cinco Conass e cinco pelo Conasems. A representação de estados e municípios é regional, sendo um representante para cada uma das cinco regiões do País.

B) Comissão Corregedora Tripartite (CCT) - no âmbito do Sistema Nacional de Auditoria – SNA, representativa do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e do Ministério da Saúde, que indicarão, cada qual, três membros para compô-la - PORTARIA Nº 2.123, DE 29 DE AGOSTO DE 2007.

C) Comissão Intergestores Bipartite (CIB) - é constituída (em nível estadual) paritariamente por representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, indicados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Incluem, obrigatoriamente, o Secretário de Saúde da capital do estado.

D) Comissão Intergestores Regional (CIR) - é uma instância de cogestão no espaço regional com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde – SUS. Cabe às CIR a pactuação, organização e o funcionamento em nível regional das ações e serviços de saúde integrados na rede de atenção à saúde – RAS.

E) Comissão Integrada de Saúde (CIS) - NÃO HÁ UMA COMISSÃO QUE SEJA DESCRITA ESPECIFICAMENTE COM ESSA NOMENCLATURA.

Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Decreto n. 7508/2011

Art. 30. As Comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo:

I - a CIT (Comissão Intergestores Tripartite), no âmbito da União, vinculada ao Ministério da Saúde para efeitos administrativos e operacionais;

CIT: Instância de articulação e pactuação na esfera federal que atua na direção nacional do SUS, integrada por gestores do SUS das três esferas de governo - União, estados, DF e municípios. Tem composição paritária formada por 15 membros, sendo cinco indicados pelo Ministério da Saúde (MS), cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) (SUS de A a Z).

Sobre a CIB e CIR (Decreto n. 7508/2011)

Art. 30. As Comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo:

II - a CIB, no âmbito do Estado, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais; e

III - a Comissão Intergestores Regional - CIR, no âmbito regional, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais, devendo observar as diretrizes da CIB.

Alternativa A.

Falou em União, CIT no coração!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo