A condução das ações do controle vetorial no município pode ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (53)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D:
Adotar, preferencialmente, o regime de zoneamento para a atividade do agente de combate às endemias, que consiste em mantê-lo atuando dentro de uma mesma área de trabalho, se possível próximo ao seu próprio local de residência, buscando ainda uma territorialização compatível com a da Atenção Primária.
Vamos entender o contexto e justificar a resposta:
A questão aborda a condução das ações do controle vetorial no município, que é uma parte fundamental da vigilância em saúde. Para garantir a eficácia dessas ações, alguns aspectos operacionais são essenciais.
Alternativa D está correta porque o regime de zoneamento facilita o trabalho do agente de combate às endemias, permitindo que ele atue de maneira mais eficaz e eficiente. Manter o agente na mesma área de trabalho, preferencialmente próximo ao seu local de residência, não só melhora o seu conhecimento e familiaridade com a área, mas também fortalece os vínculos com a comunidade, o que é um aspecto fundamental da Atenção Primária à Saúde. Essa territorialização compatível com a Atenção Primária assegura uma cobertura mais abrangente e eficaz das ações de controle vetorial.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Procurar adotar procedimentos de remanejamentos de equipe, porque a contratação seria algo inviável para o processo de gestão financeira.
Essa alternativa está incorreta porque o remanejamento contínuo de equipes pode gerar insegurança e falta de continuidade nas ações, prejudicando a eficácia do controle vetorial. Além disso, a contratação pode ser planejada de forma a otimizar os recursos e melhorar os resultados a longo prazo.
B - Os agentes que farão o controle podem utilizar o próprio carro para a execução das atividades, e o município assegura a manutenção dos mesmos.
Essa alternativa está incorreta pois o uso de veículos próprios pelos agentes pode gerar problemas logísticos e de manutenção, além de possíveis questões legais e de segurança. O ideal é que o município forneça os meios necessários para a execução das atividades, garantindo a padronização e controle adequado dos recursos.
C - As escalas de trabalho serão de 12 por 36 horas, assegurando a vigilância constante dos locais de risco.
Essa alternativa está incorreta porque escalas de 12 por 36 horas podem ser inviáveis e extenuantes para os agentes, comprometendo a qualidade do trabalho e a saúde dos trabalhadores. A vigilância constante deve ser assegurada por uma melhor organização e distribuição das equipes, e não necessariamente por jornadas de trabalho extenuantes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo