O novo modelo de financiamento proposto pelo Programa Previ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O financiamento da Atenção primária à Saúde (APS) é calculado com base em 4 componentes: Capitação ponderada; Pagamento por desempenho; Incentivo financeiro com base em critério populacional e Incentivos para ações estratégicas.
Cada um desses componentes foi pensado para ampliar o acesso das pessoas aos serviços da APS e promover o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas assistidas.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/previne-brasil#:~:text=O%20financiamento%20da%20Aten%C3%A7%C3%A3o%20prim%C3%A1ria,e%20Incentivos%20para%20a%C3%A7%C3%B5es%20estrat%C3%A9gicas.
O modelo de financiamento do Programa Previne Brasil é baseado em:
- Capitação ponderada: O valor é ajustado com base nas características da população.
- Pagamento por desempenho: Os municípios recebem incentivos financeiros com base no desempenho das ações de saúde.
- Incentivo para ações estratégicas: Foco em ações que promovam a saúde de forma mais eficaz.
- Incentivo financeiro com base em critério populacional: Os recursos são distribuídos considerando a população atendida.
Dessa forma, a alternativa correta que corresponde aos critérios do novo modelo de financiamento do Programa Previne Brasil é:
- D: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo