Assinale a opção que apresenta a melhor conduta a ser adotad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317968 Medicina
Atenção: o caso a seguir refere-se a próxima questão.

Mulher de 68 anos, com hipertensão e dislipidemia, foi atendida na emergência devido à dor torácica com 90 minutos de evolução. O eletrocardiograma de admissão foi compatível com uma síndrome coronariana aguda com supradesnível de ST de parede inferior.

Encaminhada imediatamente à hemodinâmica e submetida à angioplastia com implante de stent no segmento proximal da coronária direita com sucesso. Houve resolução da dor e do supradesnível do segmento ST, e não havia lesões residuais. Mantida dupla antiagregação plaquetária, ao ser internada na unidade cardiointensiva seu eletrocardiograma revelou o traçado abaixo. No momento do registro a paciente estava assintomática, com frequência cardíaca 70 bpm, pressão arterial 124x66 mmHg, e sem sinais de congestão pulmonar.



Assinale a opção que apresenta a melhor conduta a ser adotada nesse momento. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão descreve uma paciente com síndrome coronariana aguda que foi tratada com sucesso através de angioplastia e implante de stent. Após o procedimento, a paciente se encontra assintomática e apresenta um eletrocardiograma (ECG) sem sinais de isquemia ativa ou instabilidade hemodinâmica, além de sinais vitais estáveis (frequência cardíaca de 70 bpm e pressão arterial de 124x66 mmHg). A conduta correta, de acordo com a alternativa E, é monitorizar a paciente para possíveis sinais de deterioração hemodinâmica, sem a necessidade de administrar atropina ou indicar estimulação com marcapasso provisório no momento. Essa é a melhor resposta porque a paciente está estável e assintomática. A atropina é utilizada para tratar bradicardia sintomática ou hemodinamicamente instável, o que não é o caso aqui. A estimulação com marcapasso é indicada quando há bloqueios cardíacos que comprometem a função hemodinâmica ou causam sintomas significativos, o que também não se aplica à situação da paciente. Portanto, uma abordagem cautelosa e de monitorização é recomendada, intervindo somente se houver sinais de piora clínica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo