Após a investigação hematológica negativa, o paciente realiz...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317977 Medicina
Atenção: o caso a seguir refere-se a próxima questão.

Homem de 62 anos, refere há 4 meses cansaço aos esforços, edema de membros inferiores e dispneia paroxística noturna. Nega dor torácica, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo ou história familiar de cardiopatia. Relata também perda ponderal de 8 kg no período, parestesia nos membros inferiores e tonteira frequente, principalmente ao levantar.

Ao exame: eupneico em ar ambiente, hipocorado, acianótico, afebril. Frequência cardíaca: 80 bpm; pressão arterial: 96x52 mmHg; ausculta respiratória com crepitação bibasal, ritmo cardíaco regular, em 3 tempos (B4), bulhas normofonéticas, sem sopros. Turgência jugular patológica a 90º. Abdome com fígado a 10 cm do rebordo costal direito, doloroso (hepatimetria 16 cm). Membros inferiores com edema bilateral com cacifo 2+/4+ e hipoestesia ao exame neurológico. Fundoscopia sem alterações. Seu eletrocardiograma está abaixo.


Após a investigação hematológica negativa, o paciente realizou ecocardiograma transtorácico que mostrou aumento significativo da espessura das paredes do ventrículo esquerdo (13mm), disfunção diastólica grau II, aspecto cintilante do miocárdio e redução do strain global longitudinal do ventrículo esquerdo poupando o ápice.
Considerando este resultado e de acordo com o algoritmo de investigação não-invasiva da doença, o exame de imagem mais indicado para orientar o diagnóstico do subtipo etiológico seria a(o) 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa A, "cintilografia miocárdica com pirofosfato marcado com Tecnécio-99m", é a resposta correta pois o caso clínico sugere um diagnóstico de amiloidose cardíaca. O paciente apresenta sintomas de insuficiência cardíaca (cansaço aos esforços, edema de membros inferiores, dispneia paroxística noturna) associados a sinais de disfunção cardíaca direita e esquerda (crepitação bibasal, turgência jugular patológica, hepatomegalia) sem história de doença coronariana ou fatores de risco associados. O ecocardiograma revelou achados sugestivos de infiltrado miocárdico, como aumento da espessura das paredes do ventrículo esquerdo, disfunção diastólica, aspecto cintilante do miocárdio e redução do strain global longitudinal. A cintilografia com pirofosfato marcado com Tecnécio-99m é uma técnica sensível para a detecção de depósitos de amiloide específicos no tecido cardíaco, sendo, portanto, um exame de imagem apropriado para o diagnóstico da amiloidose cardíaca, que parece ser o quadro clínico descrito neste caso. As demais opções (B, C, D, E) não são direcionadas para a investigação de um infiltrado miocárdico como sugerido pelos dados clínicos e ecocardiográficos do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo