Utilizando o escore CHA2DS2-Vasc para estimativa do risco de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317979 Medicina
Atenção: o caso a seguir refere-se a próxima questão.

Homem de 70 anos, portador de hipertensão arterial, diabetes e doença coronariana com passado de infarto agudo do miocárdio há 2 anos, procura atendimento na emergência devido a desconforto torácico, dispneia e palpitações de início há 1 hora. Nega arritmias prévias e relata avaliação de rotina com seu cardiologista 2 dias antes. Em uso de atenolol, enalapril, aspirina, sinvastatina e metformina.

Ao exame: taquipneico, sudoreico, com frases entrecortadas. FC: variando entre 140 e 150 bpm, PA: 84x52 mmHg, ritmo cardíaco irregular, crepitação pulmonar bilateral nos terços inferiores. Eletrocardiograma de admissão está abaixo.


Utilizando o escore CHA2DS2-Vasc para estimativa do risco de eventos tromboembólicos futuros associados à arritmia apresentada, assinale a opção que indica a pontuação do paciente descrito no caso.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O escore CHA2DS2-Vasc é uma ferramenta utilizada para estimar o risco de eventos tromboembólicos em pacientes com fibrilação atrial não valvar. Para calcular o escore, atribui-se pontos para cada um dos seguintes critérios: insuficiência cardíaca (C), hipertensão (H), idade ≥75 anos (A2), diabetes (D), AVC prévio ou AIT ou tromboembolismo (S2), doença vascular (V), idade 65-74 anos (A) e sexo feminino (Sc). No caso apresentado, o paciente é homem e tem mais de 65 anos, o que lhe confere 1 ponto (A); ele também é portador de hipertensão (1 ponto pelo critério H), diabetes (1 ponto pelo critério D) e doença coronariana (1 ponto pelo critério V). Somando-se os pontos, o paciente tem um total de 4 pontos (1+1+1+1) no escore CHA2DS2-Vasc, o que corresponde à alternativa E. Este escore sugere que o paciente tem um risco elevado de eventos tromboembólicos e, portanto, poderia beneficiar-se de anticoagulação para reduzir tal risco. É importante notar que a idade é um fator de risco importante e é pontuada em duas faixas etárias diferentes (A2 e A), mas como o paciente tem 70 anos, ele recebe apenas 1 ponto por idade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo