O termo arquivo é procedente de archivum, palavra de origem ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - permanente.
Vamos entender melhor a questão:
O termo "arquivo" deriva do latim archivum, que se refere ao local onde documentos e outros títulos são guardados. Quando nos referimos a documentos que são preservados de maneira definitiva, estamos falando do conceito de arquivo permanente. Este é um ponto-chave da Gestão de Documentos, especialmente dentro da Arquivologia.
Na Gestão de Documentos, classificamos os arquivos em três fases principais: corrente, intermediário e permanente. Cada uma dessas fases tem características específicas:
- Arquivo Corrente: Constituído de documentos frequentemente utilizados no dia a dia da instituição.
- Arquivo Intermediário: Compreende documentos que não são mais usados com frequência, mas que ainda não podem ser descartados por questões administrativas, legais ou fiscais.
- Arquivo Permanente: Inclui documentos de valor histórico, científico ou informativo, que são preservados permanentemente.
Agora, vamos justificar as alternativas:
- A - inalienável: Um documento inalienável é aquele que não pode ser vendido ou transferido. Embora esse termo possa se aplicar a certos tipos de documentos, não é a classificação correta para documentos preservados definitivamente.
- B - imprescritível: Refere-se a documentos que não perdem seu valor ou eficácia com o tempo. Assim como "inalienável", não é a classificação correta para a preservação definitiva de documentos.
- C - público: Esta alternativa se refere a documentos que são de acesso público. Embora muitos documentos permanentes possam ser públicos, a terminologia correta para documentos preservados definitivamente é "permanente".
- D - permanente: Esta é a alternativa correta. Documentos classificados como permanentes são aqueles que têm valor histórico, legal, científico ou informativo e que são preservados indefinidamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
DOS ARQUIVOS PÚBLICOS
Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
§ 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
§ 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
§ 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
LEI Nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.
GABARITO: LETRA D
Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
Origem do termo Arquivo:
Arché - Origem Grega
Archivum - Origem Latina
CORRENTE = ARQUIVOS RESCENTES
INTERMÉDIÁRIO = ARQUIVOS COM MÉDIO USO
PERMANENTE = ARQUIVOS SALVOS PERMANENTEMENTE.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo