Por definição, área contaminada é área, local ou terreno ond...
A utilização de microrganismos autóctones sem qualquer interferência de tecnologias ativas de remediação, a adição de agentes estimulantes como nutrientes, oxigênio e biossurfactantes e a inoculação de consórcios microbianos enriquecidos são estratégias de biorremediação para a mineralização do poluente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Biorremediação é um processo em que bactérias, fungos ou algas são utilizados na descontaminação do meio ambiente. O termo “bio” refere-se aos seres vivos e “remediar” refere-se às ações de reduzir ou remover o agente contaminante da natureza. É uma forma ecológica de lidar com a contaminação do meio ambiente utilizando processos naturais.
Biorremediação é um processo ou estratégia que busca destoxificar o solo ou outros ambientes contaminados fazendo uso de microrganismos (como fungos e bactérias) e de enzimas. Baseia-se no processo de degradação microbiana e em reações químicas combinadas com processos de engenharia, a fim de transformar os contaminantes para que não ofereçam riscos ao ambiente e às populações que ali habitam.
Os microrganismos agem na redução dos contaminantes, transformando-os em subprodutos menos nocivos ao meio.
Fonte: http://www.ipt.br/solucoes/169-biorremediacao_de_solos_contaminados.htm
Tipos e estratégias de biorremediação para o solo:
- Passiva - consiste na degradação intrínseca ou natural pelos microrganismos nativos do solo.
- Bioestimuladora - consiste na adição de nutrientes, como N e P, para estimular os microrganismos nativos.
- Bioventilação - é uma forma de bioestimulação por meio da adição de gases estimulantes, como O2 e CH4, para aumentar a atividade microbiana decompositora.
- Bioaumentação - é a inoculação do local contaminado com microrganismos selecionados para degradação do contaminante.
- Landfarming - é aplicação e incorporação de contaminantes ou rejeitos contaminados na superfície de solo não contaminado para degradação. O solo é arado e gradeado para promover a mistura uniforme do contaminante e aeração.
- Compostagem - é o uso de microrganismos termófilos/termofílicos* aeróbios em pilhas construídas para degradar o contaminante.*microrganismos que crescem em altas temperaturas.
Errei por achar que nesse caso, por se tratar de biorremediação, não se tem por finalidade a mineralização do poluente.
Resultado de pesquisa: Os produtos finais de uma biorremediação efetiva, são água e gás carbônico (processo denominado mineralização), compostos estes, que não apresentam toxicidade e que podem ser incorporados ao ambiente sem prejuízo aos organismos vivos (MARIANO, 2006).
Fonte: USO DE MICROORGANISMOS PARA A BIORREMEDIAÇÃO DE AMBIENTES IMPACTADOS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo