Com Monasta (1985), pode-se definir o profissionalismo do ...
Com Monasta (1985), pode-se definir o profissionalismo do professor a partir de várias leituras. Lemosse (1989) propõe classificar as definições da noção de profissão em dois tipos. As primeiras são estáticas e consistem em identificar os critérios que permitem conhecer o profissional; as outras enfatizam as estratégias desenvolvidas para ascender ao estatuto de profissional. Assim, segundo o inventário crítico da literatura que ele realizou, para os primeiros autores, a profissão pode ser definida a partir dos critérios que se seguem. Trata-se de uma atividade?
I. Intelectual, que envolve a responsabilidade individual daquele que exerce;
II. Prática, na medida em que se define como o exercício de uma arte mais do que puramente teórica e especulativa;
III. Cuja técnica aprende-se ao final de uma longa formação;
IV. Erudita, não-rotineira, mecânica ou repetitiva;
V. Além disso, o grupo que exerce essa atividade é regido por uma forte organização e uma grande coerência interna.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Somente as proposições I, II, III, IV e V estão corretas.
A questão aborda o conceito de profissionalismo do professor, focando em características que definem uma profissão segundo Lemosse (1989). De acordo com o enunciado, as definições de profissão dividem-se em dois tipos: estáticas, que identificam critérios para reconhecer um profissional, e dinâmicas, que observam as estratégias para atingir o status profissional. As proposições listadas referem-se ao primeiro tipo, onde se busca identificar os critérios essenciais de uma profissão.
Para compreender e resolver a questão com sucesso, é necessário ter conhecimento sobre as características fundamentais que distinguem uma profissão de outras formas de trabalho. Essas características incluem o exercício de atividades intelectuais e práticas, a demanda por uma formação extensa e especializada, a natureza não-rotineira do trabalho, e a existência de uma forte organização profissional.
Justificativa para a alternativa correta:
- I. Intelectual, que envolve a responsabilidade individual daquele que exerce; - Esta afirmação é verdadeira porque o profissionalismo implica um alto nível de pensamento crítico e julgamento autônomo, especialmente no caso dos professores, que são responsáveis pela educação e pelo desenvolvimento de seus alunos.
- II. Prática, na medida em que se define como o exercício de uma arte mais do que puramente teórica e especulativa; - O ensino é uma prática que vai além da teoria, envolvendo a aplicação prática do conhecimento em sala de aula.
- III. Cuja técnica aprende-se ao final de uma longa formação; - A profissão docente requer formação específica e continuada, muitas vezes em nível superior e com especializações subsequentes.
- IV. Erudita, não-rotineira, mecânica ou repetitiva; - O trabalho do professor é dinâmico e varia de acordo com as necessidades e contextos dos alunos, diferenciando-se de tarefas rotineiras.
- V. Além disso, o grupo que exerce essa atividade é regido por uma forte organização e uma grande coerência interna. - Professores geralmente fazem parte de conselhos ou associações profissionais que regulam e promovem a profissão, garantindo padrões de qualidade e ética.
Portanto, todas as proposições refletem critérios que são comumente aceitos para caracterizar uma profissão, justificando a escolha da alternativa B como a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Muita coisa errada nessa questão. Quem a elaborou não conhece a docência.
O examinador elaborou isso totalmente embriagado...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo