Latossolo é uma classificação que reúne solos caracterizados...
Os latossolos são solos pouco profundos, com drenagem superficial e com texturas grosseiras ou densas, pois têm muita argila e elevada fertilidade.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: errado
Os latossolos são solos muito profundos.
Os latossolos são solos pouco profundos, com drenagem superficial e com texturas grosseiras ou densas, pois têm muita argila e elevada fertilidade.
• Latossolos: horizonte B latossólico, marcado pelo intemperismo intenso, remoção de bases e Si e acúmulo residual de óxidos de Fe e Al. Perfil relativamente homogêneo em profundidade, argila de baixa atividade e baixa fertilidade natural. Ocorrência em relevos mais suavizados, podendo apresentar estrutura granular ou em blocos. Apesar das limitações químicas, podem ser muito produtivos quando corrigidos quimicamente e, em geral, são facilmente mecanizáveis.
Solos profundos, bastante intemperizados, boa drenagem; perfis de solo contendo a sequência de horizontes A-Bw-C, com pouca variação no teor de argila entre os horizontes.
Fonte: Estratégia Concursos (PDF).
Gabarito: Errado.
Os latossolos são conhecidos por suas características marcantes que contradizem a descrição apresentada no item:
- Profundidade:
- Os latossolos são, na verdade, solos muito profundos, com perfil que pode ultrapassar dois metros em muitas regiões, resultado de intenso intemperismo e processos pedogenéticos.
- Drenagem:
- Eles possuem uma excelente drenagem interna, o que os torna adequados para culturas em áreas com boa gestão hídrica. Não apresentam problemas significativos de drenagem superficial.
- Textura:
- A textura dos latossolos varia entre arenosa, média e argilosa, dependendo do material de origem. Quando argilosos, possuem uma estrutura granular e porosa que favorece a drenagem e aeração.
- Fertilidade:
- Os latossolos têm baixa fertilidade natural devido à lixiviação de nutrientes, característica de solos altamente intemperizados. São quimicamente pobres, predominando minerais secundários como caulinita e óxidos de ferro e alumínio, que possuem baixa capacidade de troca catiônica (CTC).
Portanto, a descrição do item está equivocada, pois apresenta características opostas às dos latossolos, como pouca profundidade, drenagem superficial e elevada fertilidade. O item está errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo