Assinale a opção que indica uma das inovações da Lei Orgânic...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos às alternativas:
A) CORRETA. De acordo com Santana et al (2013, p. 5, apud Yazbek, 2006, p. 12) “a LOAS como Lei, inova ao afirmar para a Assistência Social seu caráter de direito não contributivo (independentemente de contribuição à Seguridade e para além dos interesses do mercado), ao apontar a necessária integração entre o econômico e o social e ao apresentar novo desenho institucional para a Assistência Social”. Assim, conforme a exposição de Brasil (2008, p. 39-40), no ano de 1993 - Lei Orgânica da Assistência Social – Loas, afirma os novos paradigmas da Política de Assistência Social: garantia de cidadania, proteção social, caráter não contributivo, necessária integração entre o econômico e o social, primazia da responsabilidade do Estado na universalização de direitos e de acessos aos serviços. Estabelece um novo desenho institucional e o controle social: comando único, descentralização, planos e fundos de assistência social e a criação de conselhos de gestão e controle social em todas as esferas de poder.
As alternativas B, C, D e E não correspondem à solicitação do enunciado.
Gabarito da professora: A
Referência Bibliográfica
SANTANA, Eline Peixoto de. SILVA, Jéssica Aparecida dos Santos da. SILVA, Valdianara Souza da. Histórico da política de assistência social: uma construção lenta e desafiante, do âmbito das benesses ao campo dos direitos sociais. VI Jornada Internacional de Políticas Públicas. UFMA. São Luíz – MA, 2013.
BRASIL. Capacita Suas. Volume 1 (2008) SUAS: Configurando os Eixos de Mudança. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Instituto de Estudos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 1ª ed. Brasília: MDS, 2008.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Lei inova ao afirmar para a Assistência Social seu caráter de direito não contributivo (independentemente de contribuição à Seguridade e para além dos interesses do mercado), ao apontar a necessária integração entre o econômico e o social e ao apresentar novo desenho institucional para a Assistência Social." (YASBECK, 2006, p.12).
As ambigüidades da Assistência Social brasileira após dez anos de LOAS. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 77, 2006.
Alterações da Lei 8.742/93
CAPÍTULO III
Da Organização e da Gestão
Art. 6
§ 4º Cabe à instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social normatizar e padronizar o emprego e a divulgação da identidade visual do Suas.
§ 5º A identidade visual do Suas deverá prevalecer na identificação de unidades públicas estatais, entidades e organizações de assistência social, serviços, programas, projetos e benefícios vinculados ao Suas.
Art. 19.
Parágrafo único. A atenção integral à saúde, inclusive a dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, nos termos desta Lei, dar-se-á independentemente da apresentação de documentos que comprovem domicílio ou inscrição no cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com a diretriz de articulação das ações de assistência social e de saúde a que se refere o inciso XII deste artigo.
Referência da questão: YASBECK, Maria Carmelita As ambiguidades da Assistência Social brasileira após dez anos de LOAS. In: Revista Serviço Social e Sociedade. 2006.
Lei inova ao afirmar para a Assistência Social seu caráter de direito não contributivo (independentemente de contribuição à Seguridade e para além dos interesses do mercado), ao apontar a necessária integração entre o econômico e o social e ao apresentar novo desenho institucional para a Assistência Social. (YASBECK, 2006, p.12).
HISTÓRICO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: uma construção lenta e desafiante, do âmbito das benesses ao campo dos direitos sociais
Eline Peixoto de Santana1 Jéssica Aparecida dos Santos da Silva2 Valdianara Souza da Silva3
A alternativa B se refere a PNAS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo