Tendo como referência as informações anteriores, julgue o pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1875151 Engenharia Ambiental e Sanitária
    Os fungicidas da classe dos ditiocarbamatos (DCs) são de baixa toxicidade e largamente utilizados na agricultura, principalmente em culturas de hortaliças.
     A próxima tabela apresenta estruturas químicas de fungicidas DCs. 


     O principal produto de degradação dos DCs, a etilenotioureia (ETU), tem a capacidade de induzir tumor na glândula tireoide e no fígado de camundongos. A ETU inibe a peroxidase tireoidiana, provocando uma diminuição na circulação dos níveis de hormônios tireoidianos.
     A estrutura química da ETU é mostrada a seguir.


M. H. Conceição. Resíduos de pesticidas em tomates: metodologia analítica
e avaliação da exposição humana. Tese de Doutorado, Instituto de Química (IQ),
Universidade de Brasília (UnB), 2002 (com adaptações).   
Tendo como referência as informações anteriores, julgue o próximo item.  

A decomposição em meio ácido de um mol de Ziram fornece dois mols de dissulfeto de carbono.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão passível de anulação!

A formula estrutural do Ziram utilizada na questão oculta o átomo ligante da dupla ligação apontada para baixo. Verificando a Tese de Doutorado utilizada na questão, pode-se ver que se trata de um átomo de Enxofre. Dessa forma a questão estaria CERTA. Mas a imagem utilizada compromete a análise estequiométrica da questão.

Questão anulada pela banca.

pra ter dois MOL de Dissulfeto precisaria de ao menos 4 átomos de Enxofre (S). A imagem mostra 3, o que afeta a interpretação da questão!

A afirmação está certa.

O item trata da decomposição do Ziram em meio ácido, que resulta na formação de dissulfeto de carbono. Vamos analisar a afirmação:

  1. Ziram é um pesticida que contém enxofre e é composto principalmente por bis-dimetilamina de zinco (ou um composto semelhante, dependendo da formulação). Quando o Ziram é decomposto, uma reação pode liberar dissulfeto de carbono (CS₂), que é uma substância química composta por dois átomos de enxofre e um de carbono.
  2. A decomposição em meio ácido pode causar a ruptura das ligações no Ziram, liberando dissulfeto de carbono, mas é necessário compreender a estequiometria dessa reação para determinar se a afirmação está correta.

Para que a reação seja adequada, precisamos garantir que a quantidade de dissulfeto de carbono liberado seja dois mols para cada mol de Ziram.

Se a decomposição ocorre conforme descrito, onde um mol de Ziram gera dois mols de dissulfeto de carbono, a afirmação é correta. A reação química, nesse caso, parece ser adequada à estequiometria descrita.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo