A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96),...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q920633 Pedagogia

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), no que se refere às finalidades para a Educação Superior brasileira, é clara ao evidenciar a importância de estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua; suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração, dentre outras finalidades.


Sobre o Regulamento de Mobilidade Acadêmica dos cursos de Graduação Presenciais do IFTO, marque a alternativa incorreta acerca de suas finalidades:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Claro! Vamos analisar a resposta correta para a questão sobre as finalidades do Regulamento de Mobilidade Acadêmica dos cursos de Graduação Presenciais do IFTO. O gabarito aponta a letra D como a alternativa incorreta. Agora, vamos entender o porquê disso.

A alternativa D menciona "O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo." Este enunciado corresponde mais diretamente às finalidades da educação básica, conforme estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), especificamente no que diz respeito à formação inicial e ao desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a educação continuada.

As demais alternativas (A, B, C e E) estão relacionadas ao enriquecimento da formação acadêmica e profissional, visibilidade da instituição, interação com diferentes culturas e idiomas, e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, todas essas são finalidades coerentes com o contexto da mobilidade acadêmica no ensino superior.

Portanto, a alternativa D é a incorreta porque não está alinhada com as finalidades típicas da mobilidade acadêmica no ensino superior, que focam em experiências mais avançadas de aprendizado e na inserção profissional e cultural em âmbitos mais amplos do que apenas a leitura, escrita e cálculo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

SEÇÃO III – Do Ensino Fundamental


Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:


I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

macete: quando a questão tiver falando sobre finalidades e objetivos, geralmente começam com verbo no infinitivo. Daí quanso eles pedem a exceção, vc ver as alternativas que estão no infinitivo e a que não está, geralmente é onde está a resposta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo