No que se refere a fracasso escolar, medicalização da educaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234498 Psicologia
No que se refere a fracasso escolar, medicalização da educação e patologização das dificuldades do processo educativo, julgue o próximo item.
O fracasso escolar constitui um problema grave brasileiro que, além de evidenciar a heterogeneidade no sistema educacional, ressalta o impacto da desigualdade socioeconômica e, primordialmente, a carência cultural no processo de ensino e aprendizagem.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E – Errado

Vamos entender o motivo desta questão ser considerada Errada:

A questão aborda o tema do fracasso escolar e como ele está relacionado à heterogeneidade no sistema educacional, desigualdade socioeconômica e carência cultural no processo de ensino e aprendizagem.

O enunciado afirma que o fracasso escolar "ressalta o impacto da desigualdade socioeconômica e, primordialmente, a carência cultural no processo de ensino e aprendizagem".

Vamos analisar cada ponto mencionado:

  • Heterogeneidade no sistema educacional: Sim, o fracasso escolar pode evidenciar a diversidade de condições de ensino e práticas pedagógicas, que variam amplamente em qualidade e recursos disponíveis.

  • Desigualdade socioeconômica: Correto, a desigualdade socioeconômica é um fator crucial que impacta diretamente a eficiência do processo educacional. Alunos de famílias com menores recursos enfrentam mais barreiras para ter um desempenho satisfatório.

  • Carência cultural: Aqui reside o problema. A questão diz que a carência cultural é o principal fator do fracasso escolar. No entanto, essa afirmação é errada, pois a principal causa do fracasso escolar, de acordo com diversos estudos, é multifatorial. A carência cultural pode ser um fator significativo, mas não é o primordial ou o único componente. Aspectos como falta de infraestrutura escolar, formação insuficiente de professores, desigualdades socioeconômicas, e outros fatores também são determinantes.

Portanto, ao afirmar que a carência cultural é o principal fator do fracasso escolar, o enunciado da questão simplifica um problema que é, na verdade, complexo e multidimensional, levando a uma interpretação equivocada.

Por isso, a alternativa correta é E – Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alguém p comentar essa questão?

O erro não está na heterogeneidade do sistema educacional, acho sim que temos estudantes e professores com certa diversidade. Não é o ideal, ainda, mas pode-se dizer que é heterogêneo. Acho que o erro está na parte final, quando o enunciado fala de carência cultural no processo como fator primordial para o fracasso escolar.

qualquer relação de causa ao fracasso escolar, vimos que isso faz parte do modelo tradicional

A tese da carência cultural foi combatido por Psicólogos e psicólogas da Educação, em especial por Maria Helena de Souza Patto e Ana Checchia. Em termos breves, ela culpabiliza as deficiências ambientais, conforme uma concepção naturalizada da sociedade, e que parte da lógica de que as crianças oriundas de classes populares têm atraso cognitivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo