No que se refere a fracasso escolar, medicalização da educaç...
O fracasso escolar constitui um problema grave brasileiro que, além de evidenciar a heterogeneidade no sistema educacional, ressalta o impacto da desigualdade socioeconômica e, primordialmente, a carência cultural no processo de ensino e aprendizagem.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alguém p comentar essa questão?
O erro não está na heterogeneidade do sistema educacional, acho sim que temos estudantes e professores com certa diversidade. Não é o ideal, ainda, mas pode-se dizer que é heterogêneo. Acho que o erro está na parte final, quando o enunciado fala de carência cultural no processo como fator primordial para o fracasso escolar.
qualquer relação de causa ao fracasso escolar, vimos que isso faz parte do modelo tradicional
A tese da carência cultural foi combatido por Psicólogos e psicólogas da Educação, em especial por Maria Helena de Souza Patto e Ana Checchia. Em termos breves, ela culpabiliza as deficiências ambientais, conforme uma concepção naturalizada da sociedade, e que parte da lógica de que as crianças oriundas de classes populares têm atraso cognitivo.
a carência cultural no processo de ensino e aprendizagem é uma teoria fortemente combatida pelos estudiosos da área. o erro está ai.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo