Com a situação de pandemia, provocada pela covid-19, vários ...
As desigualdades sociais impactam diretamente na qualidade da EAD.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo.
Ao abordarmos o contexto da pandemia provocada pela COVID-19, observamos que o ensino precisou adaptar-se rapidamente a uma modalidade não tradicional para muitos: a educação a distância (EAD). Essa mudança exigiu de alunos, professores e instituições de ensino uma série de adequações tecnológicas e metodológicas. No entanto, é fundamental reconhecer que as desigualdades sociais existentes em nossa sociedade influenciam diretamente na qualidade dessa modalidade de educação.
Para justificar o porquê da alternativa C estar correta, devemos considerar que o acesso à educação de qualidade já é, em si, uma questão permeada por desigualdades socioeconômicas. Na EAD, essas desigualdades podem se manifestar de diversas formas, como o acesso limitado ou a falta de acesso a equipamentos tecnológicos (computadores, smartphones, tablets), a conexões de internet de qualidade ou até mesmo a um ambiente adequado para estudos em casa. Além disso, a capacidade de autogestão do aprendizado pelo aluno e o suporte familiar podem variar significativamente dependendo do contexto socioeconômico.
Esses fatores geram um impacto direto na qualidade da educação a distância oferecida e recebida, sendo assim, o item está correto ao afirmar que as desigualdades sociais impactam diretamente na qualidade da EAD. É importante que os envolvidos no processo educativo estejam cientes dessas desigualdades para buscar estratégias que minimizem seus efeitos, garantindo assim, uma educação mais equitativa e de qualidade para todos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A pandemia deu margem para o sistema educacional do país aumentar as disparidades raciais, sociais e locais, sendo um dos problemas estruturais dessa situação a falta de acesso a internet para assistir as aulas onlines, que consequentemente gerou um dos maiores problemas na educação, o abandono escolar.
Lugares mais remotos do país sofrem sem uma estrutura digna.
Tem cidadão que não tem dinheiro para possuir um computador ou ter Internet wi-fi em casa
A resposta **certo**.
As desigualdades sociais impactam diretamente na qualidade da EAD, pois podem dificultar o acesso e a permanência dos estudantes nessa modalidade de ensino.
Alguns dos fatores que contribuem para isso são:
* **A falta de acesso à internet ou à tecnologia necessária para o ensino a distância.**
* **A falta de infraestrutura adequada, como espaço físico e equipamentos, para o estudo em casa.**
* **A falta de apoio familiar e social para o estudante que estuda a distância.**
Esses fatores podem dificultar a aprendizagem dos estudantes, pois podem limitar o seu acesso aos conteúdos, às atividades e ao suporte necessário para o seu desenvolvimento acadêmico.
A seguir, são apresentados alguns argumentos que sustentam essa afirmação:
* **A EAD requer acesso à internet e à tecnologia necessária para o ensino a distância.**
* **A EAD também requer infraestrutura adequada, como espaço físico e equipamentos, para o estudo em casa.**
* **O estudante que estuda a distância precisa de apoio familiar e social para o seu desenvolvimento acadêmico.**
* **Portanto, a falta desses fatores pode dificultar a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, a qualidade da EAD.**
Portanto, é importante que as instituições que oferecem EAD tenham políticas e ações para minimizar os impactos das desigualdades sociais na qualidade dessa modalidade de ensino.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo