Segundo Travaglia (2009, p. 42),“[o]s dialetos na dimensão t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2540519 Pedagogia

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Texto II - Assum Preto - Luiz Gonzaga

Tudo em vorta é só beleza

Sol de Abril e a mata em frô

Mas Assum Preto, cego dos óio

Num vendo a luz, ai, canta de dor


Mas Assum Preto, cego dos óio

Num vendo a luz, ai, canta de dor


Tarvez por ignorança

Ou mardade das pió

Furaro os óio do Assum Preto

Pra ele assim, ai, cantá mió


Furaro os óio do Assum Preto

Pra ele assim, ai, cantá mió


Assum Preto veve sorto

Mas num pode avuá

Mil vez a sina de uma gaiola

Desde que o céu, ai, pudesse oiá


Mil vez a sina de uma gaiola

Desde que o céu, ai, pudesse oiá


Assum Preto, o meu cantar

É tão triste como o teu

Também roubaro o meu amor

Que era a luz, ai, dos óios meus

Também roubaro o meu amor

Que era a luz, ai, dos óios meus


Fonte: Disponível em: www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/47082/. Acesso em: 19 mai. 2024.

Segundo Travaglia (2009, p. 42),“[o]s dialetos na dimensão territorial, geográfica ou regional representam a variação que acontece entre pessoas de diferentes regiões em que se fala a mesma língua”. A partir deste pressuposto, quando se propõe uma atividade pedagógica para se trabalhar as variações linguísticas é importante que se aceite as diferenças culturais e sociais das variantes da língua. Fonte: Travaglia, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14 edi. São Paulo: Cortez, 2009.
Com base nas perspectivas adotadas, qual destas propostas está mais adequada para o trabalho no componente curricular de língua portuguesa com a letra de música apresentada?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Vamos entender por que essa é a alternativa correta e as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas.

Primeiramente, a questão aborda a importância de se trabalhar as variações linguísticas no ambiente escolar, principalmente no componente curricular de Língua Portuguesa. Isso é fundamental para que os alunos compreendam que a língua portuguesa tem diversas formas de manifestação, dependendo das regiões e contextos sociais e culturais. A abordagem das variações linguísticas valoriza as diferenças e promove o respeito pela diversidade.

A alternativa D está correta porque sugere que a canção "Assum Preto" oferece uma oportunidade para o aluno refletir sobre o direito de expressão de grupos sociais variados, representando as diversas culturas brasileiras e as diferentes variações linguísticas existentes. Esta abordagem está em consonância com os pressupostos de Travaglia (2009), que destacam a importância de aceitar as diferenças culturais e sociais das variantes da língua.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: Esta alternativa é incorreta porque afirma que o objetivo do ensino de língua materna é possibilitar que o aluno domine apenas a norma culta, desconsiderando a importância das variações linguísticas. A exclusão da canção "Assum Preto" do ambiente escolar vai contra a proposta de trabalhar e valorizar diferentes manifestações da língua.

Alternativa B: Esta alternativa é incorreta pois sugere que o objetivo do trabalho pedagógico deve ser induzir o estudante a legitimar a variação utilizada no texto para uso padrão em todas as situações comunicacionais. Isso ignora a diversidade de contextos em que diferentes variações linguísticas são mais adequadas e não promove uma compreensão crítica das variações.

Alternativa C: Esta alternativa está incorreta porque defende que o ensino da língua na escola deve estar obrigatoriamente atrelado ao ensino exclusivo da norma culta. Solicitar a transcrição da canção para a norma padrão reforça uma hierarquia entre as variações linguísticas, o que não condiz com uma abordagem inclusiva e reflexiva sobre as variações linguísticas.

Alternativa E: Esta alternativa também está incorreta pois, embora possibilite a reflexão sobre o desprestígio social de algumas regiões e classes sociais, ela incentiva os alunos a adotar apenas a norma culta. Isso vai contra a valorização das variações linguísticas e o reconhecimento da diversidade cultural e social.

Portanto, a Alternativa D é a mais adequada pois promove uma abordagem inclusiva e reflexiva sobre as variações linguísticas, respeitando e valorizando a diversidade cultural e social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A abordagem com a canção “Assum” oferece uma oportunidade para o aluno refletir sobre o direito de expressão de grupos sociais variados que representam as diversas culturas brasileiras e as diversas variações linguísticas existentes.

essa questão fui só nas palavras que deixava a questão errada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo