Salvo as exceções legalmente previstas, a publicidade de qua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CNPQ Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Assistente |
Q91071 Ética na Administração Pública
No que se refere à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

Salvo as exceções legalmente previstas, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, constituindo comprometimento ético contra o bem comum a sua omissão, imputável a quem a negar.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A transparência é um dos pilares da ética no serviço público. De acordo com o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que dispõe sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, existem casos específicos em que a publicidade pode ser restringida por razões de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública.

Essas exceções devem ser declaradas como sigilosas seguindo os procedimentos legais. Fora dessas situações excepcionais, a publicidade é um requisito essencial para garantir a eficácia e a moralidade dos atos administrativos. A falta de divulgação desses atos é considerada um comportamento antiético e é uma violação contra o bem comum. O responsável por essa omissão está sujeito a ser responsabilizado.

Portanto, a afirmação de que a publicidade é um requisito de eficácia e moralidade, exceto em casos legalmente previstos, e que a sua omissão configura um comprometimento ético é correta. Esse entendimento está alinhado com o princípio da publicidade e transparência na Administração Pública.

O gabarito da questão é C - certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo.


DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

VII- Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.


Outra responde, vejam:

Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da administração pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão um comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

GABARITO: CERTA.

Dúvida.Apesar de a resposta ser cópia literal da lei:
Por que é certo dizer "imputável a quem a negar", e não imputável ao Estado?? A responsabilidade é do Estado, que se condenado, age regressivamente contra o servidor se agiu com dolo ou culpa.

CORRETO


Para complementar.

VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem anegar.


Bons estudos!!!


Fonte: Estratégia Concursos – Prof. Daniel Mesquita

Certo

 

Regra: publicidade de qualquer ato administrativo (requisito de eficácia e moralidade).

 

Exceções: (1) segurança nacional, (2) investigações policiais e (3) interesse superior do Estado e da Administração Pública.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo