Julgue o item que se segue.A Lei Complementar nº 87/1996, co...
Julgue o item que se segue.
A Lei Complementar nº 87/1996, conhecida como Lei
Kandir, tem como principal objetivo a regulamentação
dos critérios de distribuição da arrecadação do Imposto
sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre
os estados e o Distrito Federal.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"conhecida como Lei Kandir..." Cada dia a gente aprende uma coisa nova. (Ainda que a coisa seja velha) rs
Gabarito: Certo.
A Lei Complementar nº 87/1996, conhecida como Lei Kandir, foi proposta pelo então-deputado federal Antônio Kandir durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ela entrou em vigor em novembro de 1996 e regulamenta o ICMS, que é um imposto estadual.
A principal previsão da Lei Kandir é a isenção do pagamento do ICMS sobre as exportações de produtos primários (como itens agrícolas) e semielaborados, além de serviços. Isso significa que, quando esses produtos são exportados, não é necessário pagar o ICMS. Essa medida tem o objetivo de tornar os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional.
No entanto, essa isenção fiscal resulta em uma perda de arrecadação para os estados, pois eles deixam de recolher o ICMS sobre os produtos exportados. Para compensar essa perda, a Lei Kandir estabelece que a União deve repassar recursos aos estados. Esse repasse é conhecido como “seguro receita” e deve estar previsto na Lei Orçamentária Anual da União.
Eu não concordo com esse gabarito.
"A Lei Complementar nº 87/1996, conhecida como Lei Kandir, tem como principal objetivo a regulamentação dos critérios de distribuição da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os estados e o Distrito Federal."
Há uma tremenda ambiguidade em "distribuição da arrecadação" uma vez que a distribuição pode se referir ao que se vai arrecadar ou ao que se arrecadou, o que muda completamente o sentido da proposição.
O Principal objetivo da Lei Kandir não é regulamentar os critérios de distribuição da arrecadação do ICMS. O tributo após arrecadado sera distribuído e nesse ponto não é a Lei Kandir que define para onde vai o recurso.
Lei Complementar nº 87/1996
Dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e dá outras providências. (LEI KANDIR)
Os principais objetivos da Lei Kandir são: Regulamentar o ICMS; Definir Hipóteses de Incidência e Não Incidência; Definir quem é Contribuinte do ICMS; Definir os critérios para a Base de Cálculo; Definir o Local da Operação; Entre outros. Ou seja, não vejo esses objetivos como critérios de distribuição da arrecadação do imposto.
Para mim só estaria certo se no lugar de "principal" estivesse "um dos"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo