Considere cada par de frases. 1. Não tenha medo, Camilo! / ...
1. Não tenha medo, Camilo! / Não, tenha medo, Camilo!
2. “Para mim, passar por aquela rua parece complicado”, disse ela. / Esse é um problema para mim resolver.
3. Vossa Senhoria, indicaremos o vosso nome para paraninfo de nossa turma. / Indicaremos o seu nome, Vossa Senhoria, para paraninfo de nossa turma.
4. Já pagaram ao funcionário? / Já o pagaram?
5. Aquela partitura nas mãos de Camilo é de minha autoria. / Essa partitura que tenho comigo é de minha autoria.
Assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Vamos detalhar as explicações para que você entenda melhor cada alternativa e o porquê da correção.
Alternativa A: Nas duas frases de 1, temos a presença de vocativo (Camilo) e as vírgulas usadas alteram sobremaneira o sentido das duas mensagens.
Explicação: A pontuação é essencial para entender o contexto das frases. No primeiro exemplo, "Não tenha medo, Camilo!", o vocativo "Camilo" é separado por uma vírgula, o que indica que a frase está tranquilizando Camilo. Já na segunda frase, "Não, tenha medo, Camilo!", a vírgula após "Não" muda o sentido, indicando que, ao contrário, Camilo deve ter medo. A pontuação aqui altera significativamente o sentido das mensagens.
Alternativa B: Em 2, as duas frases apresentam erro de uso do pronome oblíquo “mim”.
Explicação: Esta alternativa está incorreta. Na primeira frase, "Para mim, passar por aquela rua parece complicado", o uso do pronome oblíquo "mim" está correto, pois está na função de complemento do verbo "parece". Na segunda frase, "Esse é um problema para mim resolver", o uso do pronome "mim" está inadequado. O correto seria "para eu resolver", pois o pronome deve estar no caso reto, já que é sujeito do verbo "resolver".
Alternativa C: Nas frases postas em 3, apenas a primeira delas está correta quanto ao uso do pronome de tratamento e o pronome possessivo que se relaciona com ele.
Explicação: Também está incorreta. Ambas as frases estão corretas. Na primeira, "Vossa Senhoria, indicaremos o vosso nome para paraninfo de nossa turma", usa-se "Vossa Senhoria" e "vosso", que estão de acordo com a norma culta para pronomes de tratamento. Na segunda, "Indicaremos o seu nome, Vossa Senhoria, para paraninfo de nossa turma", o uso de "seu" também está correto, pois segue a mesma lógica de concordância.
Alternativa D: Em 4, o sentido das frases é o mesmo e ambas estão gramaticalmente corretas.
Explicação: Esta alternativa está incorreta. As frases "Já pagaram ao funcionário?" e "Já o pagaram?" possuem diferenças significativas. A segunda frase, "Já o pagaram?", pode gerar ambiguidade, pois "o" pode referir-se ao funcionário ou ao pagamento. Portanto, a primeira frase é mais clara e correta gramaticalmente.
Alternativa E: Houve correto uso do pronome demonstrativo nas duas frases postas em 5.
Explicação: Esta alternativa está incorreta. Na frase "Aquela partitura nas mãos de Camilo é de minha autoria", o pronome demonstrativo "Aquela" é utilizado para se referir a algo distante do falante. Já em "Essa partitura que tenho comigo é de minha autoria", o uso do pronome "Essa" também está correto, pois refere-se a algo próximo do falante. Portanto, o uso dos pronomes demonstrativos está correto em cada contexto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: A
Não tenha medo, Camilo! - Não ter medo.
Não, tenha medo, Camilo! - Tenha medo.
o local onde é introduzida a vírgula, altera todo o sentido da frase.
Alguém por gentileza poderia me informar por que as outras estão erradas? esse site é craque em nunca ter gabarito comentado
Sobre a opção 5:
EMPREGO DO PRONOME DEMONSTRATIVO:
Aquela partitura nas mãos de Camilo é de minha autoria. [o correto é essa, pois está próximo de com quem se fala]
Essa partitura que tenho comigo é de minha autoria. [o correto é esta, pois está próximo de quem fala]
Avante.
A - correta, ambas possuem vocativo e com sentido distintos.
B - a segunda frase está incorreta, pois o pronome que antecede verbo no infinitivo deveria ser "eu". Esse é um problema para "eu" resolver.
C - Vossa Senhoria é usado para falar diretamente com a pessoa, nos dois casos existe esse vocativo, portanto o uso do pronome "seu" está incorreto, pois é utilizado quando quer se referir a alguém indiretamente.
D - incorreta, acredito que os sentidos são diferentes. Pois na primeira frase o verbo pagar possui sentido de pagar para alguém e na segunda frase pagar algo.
Lembrando que o verbo pagar pode ser VTD quando possui sentido de pagar algo ou VTI quando possui sentido de pagar para alguém.
E - Acredito que a segunda frase está errada, pois deveria ser usado o pronome Esta, que indica que o objeto está próximo do falante.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo