Acerca do comportamento organizacional, julgue o item.A part...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1942810 Administração Pública

Acerca do comportamento organizacional, julgue o item.


A participação das pessoas na organização pode ser distinguida pela eficiência e pela eficácia; a eficiência representa o alcance dos objetivos individuais, como promoção pessoal, prestígio, carreira e salário. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento dos conceitos de Eficiência e Eficácia segundo Chester Barnard.

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

Para Chester Barnard, na interação entre pessoas e organização, há uma importante distinção entre eficiência e eficácia quanto aos resultados; conceitos associados, respectivamente, ao alcance dos objetivos individuais e dos organizacionais. A parcela maior de responsabilidade pela integração desses objetivos recai sobre a alta administração.
Ainda segundo Barnard (1971), "toda pessoa precisa ser eficiente para satisfazer as suas necessidades individuais mediante a sua participação na organização, mas também precisa ser eficaz para atingir os objetivos organizacionais por meio da sua participação".

Corroborando com o assunto, Chiavenato (2010), versa que “nas relações de trabalho, é preciso que a eficiência e a eficácia andem juntas, pois a primeira refere-se aos objetivos individuais - promoção pessoal, prestígio, carreira, maior salário, segurança pessoal, entre outros - e a segunda aos objetivos organizacionais - maior produtividade, redução de custos, lucro e crescimento da organização". (CHIAVENATO, 2010, p. 116). 

Ante o exposto, a questão está correta, uma vez que, segundo a eficiência representa o alcance dos objetivos individuais, como promoção pessoal, prestígio, carreira e salário. Por outro lado, a eficácia é relacionada ao alcance dos objetivos organizacionais.

Gabarito do Professor: Certo.

Fonte:

BARNARD, Chester I. As funções do executivo. São Paulo: Atlas, 1971.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro, 2010.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: CERTO

Nas relações de trabalho, é preciso que a eficiência e a eficácia andem juntas, pois a primeira refere-se aos objetivos individuais - promoção pessoal, prestígio, carreira, maior salário, segurança pessoal, entre outros - e a segunda aos objetivos organizacionais - maior produtividade, redução de custos, lucro e crescimento da organização. Nesse sentido, cabe ao administrador criar e manter condições para incentivar esforços cooperativos, que beneficiem ambas as partes, o indivíduo e a organização. (CHIAVENATO, 2010, p. 116). 

A eficácia tem a ver com fazer o que precisa ser feito para alcançar um objetivo. Está diretamente ligada ao resultado. Já a eficiência é fazer um trabalho bem feito. O eficiente faz corretamente, mas nem sempre atinge um objetivo. Quando conseguimos unir essas duas habilidades dizemos que a pessoa é efetiva.

O que a questão coloca (objetivos individuais, promoção pessoal, prestígio, carreira e salário) se relaciona com fazer o trabalho bem feito. É só pensar que, dentro das empresas, a maioria das pessoas não estão preocupadas com os objetivos ou o sucesso do negócio no qual estão inseridas mas sim em ser um "bom funcionário (eficiente)".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo