No caso desse paciente, a terapia antitrombínica está sendo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114404 Enfermagem
    Um homem de 56 anos de idade foi internado, há dois dias, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI), após apresentar quadro de angina e hipertensão. Ele tem história de doença coronariana e diabetes. Ao exame de angiografia coronariana, não foi constatada estenose significativa, no entanto, observou-se que tem havido evolução com retinopatia e nefropatia diabética concomitante. Decorridos esses dois primeiros dias de internação na UTI, ele se encontra, no momento, consciente; com diminuição do débito urinário (200 mL em 24 horas); temperatura corporal axilar de 36 ºC; 58 bpm; pressão arterial de 110 mmHg × 65 mmHg; 16 irpm; sem queixas álgicas (chegou a 8 na escala visual de dor durante a admissão). À ausculta pulmonar, apresentou murmúrio vesicular fisiológico, ausência de sopros ou atrito na ausculta cardíaca. Tem abdome flácido com ruídos hidroaéreos normais. Nos exames laboratoriais, as enzimas cardíacas apresentaram-se normais e as concentrações séricas de ureia e creatinina elevadas (na admissão, a creatinina já se apresentava elevada — de 1,7 mg/dL passou para 2,9 mg/dL, com ureia de 148 mg/dL). Está em uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), betabloqueadores e ácido acetilsalicílico, além de infusão venosa de nitroglicerina.

Com referência ao caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
No caso desse paciente, a terapia antitrombínica está sendo realizada por meio da administração de ácido acetilsalicílico, o qual age por meio da ligação com a antitrombina III para potencializar a ativação da trombina e reduzir a chance de óbito do paciente em questão. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

 O ácido acetilsalicílico inibe a ação da enzima cicloxigenase (COX).

A questão propõe que a terapia antitrombínica está sendo realizada por meio da administração de ácido acetilsalicílico, o qual age por meio da ligação com a antitrombina III para potencializar a ativação da trombina e reduzir a chance de óbito do paciente em questão, estando assim errada. O ácido acetilsalicílico inibe a ação da enzima cicloxigenase (COX). Nas plaquetas, isso diminui a produção de tromboxano, que favorece a agregação plaquetária. A heparina, que aumenta a ligação da antitrombina com os fatores de coagulação do sangue, e assim evita a formação de coágulos. Os fármacos anticoagulantes e antiagregantes, como o ácido acetilsalicílico, são fundamentais para o tratamento de muitas doenças a que estão associados um aumento do risco trombótico. Sendo fundamentais também após tratamentos de revascularização de forma a aumentar a permeabilidade dos procedimentos.

Gabarito:  ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está errada porque o ácido acetilsalicílico (também conhecido como aspirina) não age através da ligação com a antitrombina III para potencializar a ativação da trombina. Na verdade, o ácido acetilsalicílico é um medicamento antiplaquetário, o que significa que ele ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Ele faz isso inibindo a ação da enzima chamada ciclooxigenase, que é necessária para a produção de tromboxano A2 - um composto que promove a agregação plaquetária e a constrição dos vasos sanguíneos. Portanto, a ação do ácido acetilsalicílico é prevenir a formação de coágulos sanguíneos, o que pode ajudar a prevenir ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais, mas ele não faz isso através da ligação com a antitrombina III ou da potencialização da ativação da trombina, como a questão sugere.

Questão errada. O ácido acetilsalicílico é um medicamento antiplaquetário e não atua ligando-se à antitrombina III para potencializar a ativação da trombina. Em vez disso, ele inibe irreversivelmente a enzima ciclooxigenase (COX), reduzindo a produção de tromboxano A2, um potente agregador plaquetário e vasoconstritor. Portanto, ele reduz a agregação

plaquetária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo