No caso em apreço, choque cardiogênico, que está relacionad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114406 Enfermagem
    Um homem de 56 anos de idade foi internado, há dois dias, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI), após apresentar quadro de angina e hipertensão. Ele tem história de doença coronariana e diabetes. Ao exame de angiografia coronariana, não foi constatada estenose significativa, no entanto, observou-se que tem havido evolução com retinopatia e nefropatia diabética concomitante. Decorridos esses dois primeiros dias de internação na UTI, ele se encontra, no momento, consciente; com diminuição do débito urinário (200 mL em 24 horas); temperatura corporal axilar de 36 ºC; 58 bpm; pressão arterial de 110 mmHg × 65 mmHg; 16 irpm; sem queixas álgicas (chegou a 8 na escala visual de dor durante a admissão). À ausculta pulmonar, apresentou murmúrio vesicular fisiológico, ausência de sopros ou atrito na ausculta cardíaca. Tem abdome flácido com ruídos hidroaéreos normais. Nos exames laboratoriais, as enzimas cardíacas apresentaram-se normais e as concentrações séricas de ureia e creatinina elevadas (na admissão, a creatinina já se apresentava elevada — de 1,7 mg/dL passou para 2,9 mg/dL, com ureia de 148 mg/dL). Está em uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), betabloqueadores e ácido acetilsalicílico, além de infusão venosa de nitroglicerina.

Com referência ao caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
No caso em apreço, choque cardiogênico, que está relacionado à redução do fluxo sanguíneo coronariano, é um diagnóstico de enfermagem da NANDA-I.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O processo de enfermagem inclui coleta de dados, avaliação do paciente, diagnóstico de enfermagem, planejamento, estabelecimento de resultados, intervenção e reavaliação contínua.

A questão propõe a seguinte afirmativa: “choque cardiogênico, que está relacionado à redução do fluxo sanguíneo coronariano, é um diagnóstico de enfermagem da NANDA-I." Para contextualizar, o diagnóstico de enfermagem, direciona o cuidado da equipe de enfermagem, possibilitando uma assistência individualizada. É definido como um julgamento clínico das respostas do indivíduo, família ou da comunidade aos processos vitais ou aos problemas de saúde atuais ou potenciais.  Os enfermeiros utilizam a avaliação e o julgamento clínico sobre os problemas e  riscos encontrados ou oportunidades de oferecer promoção da saúde àquele indivíduo, de forma a fornecer a base para a seleção das intervenções de enfermagem e alcance dos resultados esperados. Por fim, choque cardiogênico trata-se de um diagnóstico médico e não de enfermagem, a afirmativa da questão está errada. 


Gabarito: ERRADO



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está errada porque o choque cardiogênico não é um diagnóstico de enfermagem da NANDA-I. De acordo com a North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), os diagnósticos de enfermagem são baseados em uma avaliação clínica completa e detalhada do paciente, que inclui sintomas físicos, psicológicos e sociais. O choque cardiogênico é uma condição crítica que ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para suprir as necessidades do corpo. Embora seja uma condição séria que requer cuidados médicos imediatos, não é listada como um diagnóstico de enfermagem autônomo pela NANDA-I. Em vez disso, os sintomas do choque cardiogênico podem ser parte de vários diagnósticos de enfermagem, como "Débito Cardíaco Diminuído", "Perfusão Tissular Ineficaz: Cardíaca", entre outros. Essas condições são mais abrangentes e permitem que os enfermeiros forneçam uma gama mais ampla de cuidados.

CHOQUE CARDIOGÊNICO É UM DIAGNÓSTICO MÉDICO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo