Conforme disposto na Lei nº 4.132, de 10 de Setembro de 196...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1607772 Direito Administrativo

Conforme disposto na Lei nº 4.132, de 10 de Setembro de 1962, Desapropriação por Interesse Social, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Considera-se de interesse social a construção de casa populares.

II. Considera-se de interesse social o estabelecimento e a manutenção de colônias ou cooperativas de povoamento e trabalho agrícola.

III. O expropriante tem o prazo de 2 (dois) anos, a partir da decretação da desapropriação por interesse social, para efetivar a aludida desapropriação e iniciar as providências de aproveitamento do bem expropriado.

IV. Os bens desapropriados serão objeto de venda ou locação, a quem estiver em condições de dar-lhes a destinação social prevista.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão indicada está relacionada com a desapropriação.

Antes de responder a questão, vamos recordar alguns aspectos sobre a desapropriação por interesse social.

• Desapropriação por interesse social:

A desapropriação por interesse social será decretada com o intuito de promover a justa distribuição da propriedade ou condicionar o seu uso ao bem-estar social, nos termos do artigo 1º, da Lei nº 4.132 de 1962. 
Os casos de interesse social estão relacionados com bens imóveis.

As desapropriações para política urbana - artigo 182, § 4º, Inciso III, da Constituição Federal de 1988 - e para reforma agrária - artigo 184, da Constituição Federal de 1988 - são fundadas no interesse social.
Os bens desapropriados por interesse social são destinados à coletividade ou a determinados destinatários conferidos por lei.
• Itens:

I - CERTO, com base no artigo 2º, Inciso V, da Lei nº 4.132 de 1962, a construção de casas populares é considerada interesse social. 

II - CERTO, de acordo com o artigo 2º, Inciso III, da Lei nº 4.132 de 1962, o estabelecimento e a manutenção de colônias ou cooperativas de povoamento e trabalho agrícola é considerado interesse social.
III - CERTO, com base no artigo 3º, da Lei nº 4.132 de 1962, o expropriante tem prazo de dois anos, a partir da decretação da desapropriação de interesse social, para efetivar a desapropriação e iniciar as providências de aproveitamento do bem expropriado.

IV - CERTO, de acordo com o artigo 4º, da Lei nº 4132 de 1962, os bens desapropriados serão objeto de venda ou locação, a quem estiver em condições de conferir destinação social prevista.

Assim, todas alternativas estão corretas e o gabarito da questão é a letra D). 

Gabarito do Professor: D). 

Gabarito da Banca: C). 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO ERRADO

Gabarito CERTO= D

Lei 4132/62, Art. 2º Considera-se de interesse social:

(...)

III - o estabelecimento e a manutenção de colônias ou cooperativas de povoamento e trabalho agrícola (item III)

(...)

V - a construção de casa populares; (item IV)

(...)

Art. 3º O expropriante tem o prazo de 2 (dois) anos, a partir da decretação da desapropriação por interesse social, para efetivar a aludida desapropriação e iniciar as providências de aproveitamento do bem expropriado. (item II)

(...)

Art. 4º Os bens desapropriados serão objeto de venda ou locação, a quem estiver em condições de dar-lhes a destinação social prevista. (item I).

A questão cobra a letra da Lei 4.132/1962, o gabarito correto é a letra D - todas as alternativas estão corretas, porém no gabarito da banca consta de forma incorreta a letra C.

I. Considera-se de interesse social a construção de casa populares. CORRETA, conforme artigo 2°, V, da Lei 4.132.

II. Considera-se de interesse social o estabelecimento e a manutenção de colônias ou cooperativas de povoamento e trabalho agrícola. CORRETA, conforme artigo 2º, III, da Lei 4.132.

III. O expropriante tem o prazo de 2 (dois) anos, a partir da decretação da desapropriação por interesse social, para efetivar a aludida desapropriação e iniciar as providências de aproveitamento do bem expropriado. CORRETA, conforme artigo 3º, da Lei 4.132.

IV. Os bens desapropriados serão objeto de venda ou locação, a quem estiver em condições de dar-lhes a destinação social prevista. CORRETA, conforme artigo 4º, da Lei 4.132.

A questão exige o conhecimento da desapropriação, que é uma modalidade de intervenção estatal na propriedade de forma supressiva. Em resumo, a desapropriação transfere compulsoriamente o bem (seja particular ou público, desde que de entidade “inferior” para a “superior”) para o Poder Público ou seus delegados, desde que mediante prévia e justa indenização em dinheiro (salvo as exceções constitucionais) por utilidade ou necessidade pública ou por interesse social.

O ponto central versa sobre a desapropriação comum por interesse social, que será decretada para promover a justa distribuição da propriedade ou para condicionar o seu uso ao bem-estar social.

Vamos aos itens:

ITEM I: CORRETO. Art. 2º, V, lei nº 4.132/62: considera-se de interesse social: a construção de casas populares.

ITEM II: CORRETO. Art. 2º, III, lei nº 4.132/62: considera-se de interesse social: o estabelecimento e a manutenção de colônias ou cooperativas de povoamento e trabalho agrícola.

ITEM III: CORRETOArt. 3º lei nº 4.132/62: o expropriante tem o prazo de 2 anos, a partir da decretação da desapropriação por interesse social, para efetivar a aludida desapropriação e iniciar as providências de aproveitamento do bem expropriado.

Cuidado em relação aos prazos:

• Desapropriação comum de utilidade pública e necessidade pública: 5 anos - decreto- lei nº 3.365/41

• Desapropriação comum de interesse social: 2 anos - lei nº 4.132/62

• Desapropriação-sanção para reforma agrária: 2 anos - lei nº 8.629/93 e lei complementar 76/93

ITEM IV: CORRETO. Art. 4º lei nº 4.132/62: os bens desapropriados serão objeto de venda ou locação, a quem estiver em condições de dar-lhes a destinação social prevista.

Conforme se observa da legislação, todos os itens trazidos pela questão estão corretos. Assim, entendo que o gabarito correto é a letra D. Entretanto, a banca trouxe como gabarito a letra C, afirmando que somente 3 assertivas estão corretas.

Fonte: BALTAR NETO; LOPES DE TORRES,  Fernando Ferreira; Ronny Charles. Direito Administrativo. 9ª edição. São Paulo: Juspodivm, 2019.

GABARITO DA BANCA: C

GABARITO DA MONITORA: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo