O paciente em questão deve ser monitorado rigorosamente, co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114408 Enfermagem
    Um homem de 56 anos de idade foi internado, há dois dias, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI), após apresentar quadro de angina e hipertensão. Ele tem história de doença coronariana e diabetes. Ao exame de angiografia coronariana, não foi constatada estenose significativa, no entanto, observou-se que tem havido evolução com retinopatia e nefropatia diabética concomitante. Decorridos esses dois primeiros dias de internação na UTI, ele se encontra, no momento, consciente; com diminuição do débito urinário (200 mL em 24 horas); temperatura corporal axilar de 36 ºC; 58 bpm; pressão arterial de 110 mmHg × 65 mmHg; 16 irpm; sem queixas álgicas (chegou a 8 na escala visual de dor durante a admissão). À ausculta pulmonar, apresentou murmúrio vesicular fisiológico, ausência de sopros ou atrito na ausculta cardíaca. Tem abdome flácido com ruídos hidroaéreos normais. Nos exames laboratoriais, as enzimas cardíacas apresentaram-se normais e as concentrações séricas de ureia e creatinina elevadas (na admissão, a creatinina já se apresentava elevada — de 1,7 mg/dL passou para 2,9 mg/dL, com ureia de 148 mg/dL). Está em uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), betabloqueadores e ácido acetilsalicílico, além de infusão venosa de nitroglicerina.

Com referência ao caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
O paciente em questão deve ser monitorado rigorosamente, com o intuito de identificar sinais de complicações, como alterações na frequência cardíaca e no ritmo cardíaco, ou o surgimento de terceira bulha — melhor auscultada com a campânula do estetoscópio —, sinal precoce de insuficiência ventricular. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A monitorização cardíaca é instalada em pacientes que necessitem de uma monitorização contínua de seu estado clínico ou que já estejam com um quadro de instabilidade hemodinâmica, dentre outras situações, sendo de grande utilidade na visualização de variações de frequência cardíaca, saturação e pressão arterial. Ao se falar da avaliação cardíaca é válido destacar, as bulhas cardíacas, que são sons produzidos após o fechamento das válvulas cardíacas e ao todo existem 4 quatro bulhas, que podem ser ouvidas pelo estetoscópio. A primeira bulha trata-se do fechamento das valvas mitral e tricúspide, a segunda bulha é fechamento das valvas aórtica e pulmonar, a terceira bulha é um ruído protodiastólico de baixa frequência que se origina da vibração da parede ventricular distendida pela corrente sanguínea que penetra na cavidade durante o enchimento ventricular rápido, sendo mais audível na área mitral com o paciente em decúbito lateral esquerdo e com auxílio da campânula, a quarta bulha é um ruído débil que ocorre no fim da diástole ou pré-sístole. A terceira bulha normalmente indica disfunção ventricular grave em adultos e a quarta bulha pode indicar lesões estenóticas das valvas semilunares, doença arterial coronariana e miocardiopatias hipertróficas. A questão propõe a seguinte afirmativa: “O paciente em questão deve ser monitorado rigorosamente, com o intuito de identificar sinais de complicações, como alterações na frequência cardíaca e no ritmo cardíaco, ou o surgimento de terceira bulha — melhor auscultada com a campânula do estetoscópio —, sinal precoce de insuficiência ventricular", sendo possível agora após estudo das informações dadas pela questão caracterizar a afirmativa como correta, de forma a oferecer a esse paciente um atendimento de qualidade.

Resposta: CERTO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. O paciente precisa ser monitorado rigorosamente devido à sua condição médica complexa. Ele tem uma história de doença coronariana e diabetes, está em uma unidade de terapia intensiva (UTI) por angina e hipertensão e também está mostrando sinais de retinopatia e nefropatia diabética. Essas condições, combinadas com a diminuição da produção de urina e o aumento dos níveis de ureia e creatinina, sugerem que o paciente está em risco de complicações, incluindo insuficiência ventricular. Monitorar a frequência cardíaca e o ritmo, bem como prestar atenção à possível presença de uma terceira bulha (um som extra no coração que pode indicar insuficiência cardíaca), é essencial para identificar precocemente qualquer agravamento do estado de saúde do paciente. Portanto, a afirmação da questão está correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo