Quando da administração de um imunobiológico por via intram...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114411 Enfermagem
Acerca dos procedimentos técnicos de enfermagem, julgue o item subsequente.
Quando da administração de um imunobiológico por via intramuscular nas regiões do deltoide, ventroglúteo e vasto lateral, não se indica mais a aspiração para verificar se algum vaso sanguíneo foi atingido. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As regiões anatômicas selecionadas para a injeção intramuscular devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo o músculo vasto lateral da coxa e o músculo deltoide as áreas mais utilizadas para a administração de vacinas.

Dentro dos procedimentos para vacinação, destacamos que, a aspiração no momento da administração do imunobiológico em tecido muscular, para verificar se foi atingido vaso sanguíneo, NÃO está mais indicada. De acordo com a literatura, é desnecessário esse procedimento, não havendo razões clínicas para sua realização, nas regiões deltoide, ventroglúteo e vasto lateral, com exceção da região dorsoglútea.


Gabarito do Professor: CERTO


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. Orientações Quanto À Aplicação de Vacina Intramuscular E A Não Indicação De Aspiração. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nt

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. Anteriormente, era comum a prática de aspiração antes da injeção de uma vacina ou medicamento intramuscular para verificar se um vaso sanguíneo havia sido acidentalmente atingido. No entanto, essa prática foi revista e atualmente, de acordo com as diretrizes mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, não se indica mais a aspiração antes da administração de imunobiológicos por via intramuscular. Essa mudança ocorreu porque estudos mostraram que a aspiração não é necessária e não aumenta a segurança do procedimento. Além disso, ela pode causar dor e desconforto desnecessários ao paciente. Portanto, atualmente, a administração de imunobiológicos por via intramuscular deve ser feita sem aspiração.

Continua a técnica de aspiração na REGIÃO DORSO GLÚTEA, é uma exceção dentre as demais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo